Será que realmente sofro de mania de perseguição?

por Eduardo Ferreira Santos

“Desconfio de tudo e de todos; penso que as pessoas me julgam mal e falam mal de mim. Não gosto que ninguém me olhe, nem da minha família, por isso brigo com todos e me isolo no quarto triste e angustiada. Não sei o que fazer, minha vida está ruim demais, penso em fugir, sumir do mapa e viver isolada”

Continua após publicidade

Resposta: Quando se fala em “mania de perseguição” é preciso ter em mente que diversos diagnósticos em psiquiatria apresentam sintomas em que a pessoa se sente realmente perseguida por outros ou por organizações políticas ou policiais e cada um desses diagnósticos possui outros componentes agregados que ajudam na sua diferenciação e tratamento.

O quadro que você descreve sofrer me faz acreditar que, em seu estado depressivo, talvez você tenha perdido a capacidade de distinguir a fantasia (produto de seus medos inconscientes) da realidade. Isto nos remete a pensar em um quadro delirante que requer ajuda psiquiátrica medicamentosa o mais urgente possível.

Pense que, talvez, você mesma por não aceitar o seu quadro clínico de depressão, está projetando esse conceito nas outras pessoas, embora, verdade seja dita, devido ao enorme preconceito que há em relação aos problemas psiquiátricos, realmente algumas pessoas não olhem com bons olhos quem os tenha.

De qualquer forma, você sabe disso, esse seu quadro requer uma ajuda especializada e urgente. Procure-a!

Continua após publicidade