DESTAQUES

Será que realmente sofro de mania de perseguição?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO

por Eduardo Ferreira Santos

"Desconfio de tudo e de todos; penso que as pessoas me julgam mal e falam mal de mim. Não gosto que ninguém me olhe, nem da minha família, por isso brigo com todos e me isolo no quarto triste e angustiada. Não sei o que fazer, minha vida está ruim demais, penso em fugir, sumir do mapa e viver isolada"

Resposta: Quando se fala em "mania de perseguição" é preciso ter em mente que diversos diagnósticos em psiquiatria apresentam sintomas em que a pessoa se sente realmente perseguida por outros ou por organizações políticas ou policiais e cada um desses diagnósticos possui outros componentes agregados que ajudam na sua diferenciação e tratamento.

O quadro que você descreve sofrer me faz acreditar que, em seu estado depressivo, talvez você tenha perdido a capacidade de distinguir a fantasia (produto de seus medos inconscientes) da realidade. Isto nos remete a pensar em um quadro delirante que requer ajuda psiquiátrica medicamentosa o mais urgente possível.

Pense que, talvez, você mesma por não aceitar o seu quadro clínico de depressão, está projetando esse conceito nas outras pessoas, embora, verdade seja dita, devido ao enorme preconceito que há em relação aos problemas psiquiátricos, realmente algumas pessoas não olhem com bons olhos quem os tenha.

De qualquer forma, você sabe disso, esse seu quadro requer uma ajuda especializada e urgente. Procure-a!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.