Posso malhar no período menstrual?

por Milena Liste

"E se posso tomar suplementos? Tenho 15 anos."

Continua após publicidade

Resposta: Você e praticamente uma menina, uma jovem adulta, ou simplesmente em formação como mulher, procurando se informar antes de sair fazendo o que der na telha. Parabéns!

Primeiro, pode sim malhar menstruada. Todas atletas treinam e competem em períodos menstruais. Agora, se você tem um período regular de 28 a 30 dias, uma semana antes de menstruar, você deve praticar mais atividade aeróbia, como caminhadas, corridas, biike, natação, patins etc. Deixe a musculação como segundo plano, seja diminuindo o número de frequência na semana ou diminuindo a carga/peso nos exercícios. Nessa fase pré-menstrual você deve produzir mais serotonina, queimar mais gordura via atividade aeróbia.

Quanto a suplementos, se você come de tudo, dentro da pirâmide alimentar (procure na internet), tranuüilamente. Você não deve ingerir suplementos!

Pergunte se primeiro: para quê?

Continua após publicidade

Quando você obtiver sua resposta, você se pergunte: posso ingerir algo natural (carne, derivados de leite, ovo como fontes de aminoácidos ou frutas, verduras e legumes como fonte de vitaminas) para atingir meu objetivo e não lesar meu fígado ou rins?

A resposta e sim. Consuma alimentos saudáveis e naturais. Aminoácidos são células de proteínas. Proteinas são carnes, ovos, leite e derivados. Os aminoácidos são construtores no organismo: Os aminoácidos constroem os músculos. Vitaminas e sais minerais, encontram se em frutas, verduras e legumes. Sem vitaminas e sais minerais nossas células não funcionam.

Carboidratos (estão na moda, os sachês de carboidratos em gel) são os açúcares, massas em geral, como pão, macarrão, doces, mandioca, batata e os carboidratos complexos ou integrais (aqueles que você queima caloria para digerir) são os pães e massas integrais, os legumes e tubérculos em geral, como cenoura, abobrinha, chuchu, inhame, brócolis, couve-flor Frutas são feitas de carboidratos! Nozes também são fontes de carboidratos! Os carboidratos são fonte de energia. Sem energia você não mexe braços e pernas e o cérebro não funciona.

Continua após publicidade

O coma diabético ocorre quando a pessoa portadora de diabetes não tem glicose (que e a célula do carboidrato) nem para alimentar ou dar energia ao cérebro. Para estudar e aprender você necessita de um consumo constante de carboidratos. Atletas de ultramaratonas, triatleta, não raro, levam consigo batata doce cozida, nozes e castanhas, banana e outras frutas secas como fonte de carboidratos e sais minerais.

Meu conselho: muita água, malhação com equilíbrio e felicidade!

Bons treinos!