Seus sonhos são ilusórios ou compatíveis com a realidade?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

por Rosemeire Zago

Resposta: Tudo depende de bom senso e equilíbrio. Todos nós podemos sonhar, mas há uma distância enorme em ficar sonhando, sonhando e… sonhando, e nada realizar; e sonhar como ponto referência para saber o que queremos conquistar.

Continua após publicidade

Você sonhar, querer muito algo e acreditar que é merecedor e capaz de conquistar é um ponto importante no processo, tanto quanto considerar todos os dados da realidade. O que é preciso ter cuidado é que pessoas que ficam apenas sonhando, geralmente vivem na ilusão, esperando por respostas mágicas, onde tudo acontece apenas pela força do seu pensamento.

Um exemplo típico é aquela pessoa que quer muito ganhar na loteria, mas sequer se dá ao trabalho de jogar, mas toda semana ela fica sonhando com o que faria caso ganhasse. Isso é estar totalmente fora da realidade, e a maioria das pessoas passa a vida assim, esperando que aquilo que deseja caia do céu.

A ilusão tende a machucar, e muito, pois nos leva para longe da realidade. E quando a realidade não é considerada, os riscos são ignorados. Conclusão: espera-se demais e consegue-se muito pouco, ou seja: decepção.

Sim, podemos sonhar, acreditar nesse sonho, sentir-se merecedor desse sonho, mas sem esquecer-se de considerar todos os aspectos da realidade. Se quero muito morar na praia, mas tenho uma doença onde preciso evitar o sol e regiões quentes, como posso negar esse fato? Aquele que só sonha, se ilude, ignora, nega. Se quer muito ter um filho, mas não se preocupa em saber como está sua saúde, ignora todas as dificuldades que poderá ter, a probabilidade de se perder será enorme, concorda?

Continua após publicidade

Outro exemplo muito comum é o inicio de relacionamentos afetivos. Espera ter conhecido o príncipe ou princesa que há anos espera e sonha, e assim, ignora todos os sinais que acontecem, pois nos sentimos nas nuvens, e ignoramos sinais evidentes de que há muito mais chances de não dar certo, mas a necessidade em ter alguém supera tudo e vive-se na ilusão.

Com o passar do tempo, aqueles sutis sinais ficam tão evidentes que não podemos mais ignorar, mas neste ponto já estamos tão envolvidos que nos sentimos sem forças para reagir e terminar. Exemplos do quanto ir apenas pela emoção, pelo sonho, desprezando a realidade, todos nós temos, portanto, devemos sonhar sim, mas considerando sempre os dados da realidade. Por isso, a resposta é: equilíbrio, sempre!

 

Continua após publicidade