O que está por trás dos sonhos eróticos?

por Arlete Gavranic

Quem nunca teve um sonho erótico e acordou assustado e temeroso com o que viu e sentiu? E quantas vezes após um sonho erótico você desejou, por alguns instantes, que aquilo fosse verdade? Sonhos de sexo podem ajudar a aliviar as tensões do dia-a-dia. Se acontecerem com a pessoa amada ou desejada vivemos o sonho e nossas fantasias mais secretas sem culpa ou vergonha, mas o contrário também pode acontecer.

Continua após publicidade

Mas existe uma grande curiosidade sobre os significados desses sonhos, será que eles são bons ou traduzem problemas sexuais? Os sonhos ultrapassam os meros cinco sentidos e por ser uma manifestação criativa das nossas emoções, podem simbolicamente e, numa linguagem própria da psique (mente), revelar questões da personalidade que precisam ser trabalhadas.

Para a psicanálise Freudiana, o sonho é um meio pelo qual o inconsciente procura alertar a consciência para coisas que ela não percebe ou não quer perceber por não aceitar, e aí os sonhos trazem à consciência os desejos e possíveis alternativas para realizar o que a pessoa é ou deseja potencialmente. Nesse sentido eles podem ser avisos.

Para Carl Jung os sonhos não se reduzem à satisfação de desejos reprimidos no inconsciente pessoal, mas os toma como mensageiros de complexos, que Jung traduzia como: “Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos”. Segundo Jung, essa psique coletiva, (arquétipos/modelos/padrões de um povo numa dada época de sua história), molda a psique individual (a personalidade de cada um de nós). Mas no fundo, a psique coletiva é a exteriorização das individuais. Desse modo, a psique coletiva e a individual coexistem tempo integral.

Nossa vida e nossa psique são construídas nos períodos em que estamos acordados, nos períodos em que dormimos e sonhamos. A psique consciente do dia e a psique inconsciente da noite se completam para o todo que somos, contrabalançando racionalidade e afetividade.

Continua após publicidade

Como expressão simbólica, o sonho tem implicações profundas para o corpo, para a psique e para a compreensão dessas interligações, inclusive uma chave preciosa para nosso autoconhecimento e bem-estar. É claro que muitos ‘manuais’ são vendidos com traduções de sonhos como se os significados dos mesmos e a psique humana fosse um padrão.

Interpretando sonhos eróticos

Para interpretar sonhos e, principalmente os sonhos de sexo, o mais importante é prestar atenção no cenário e no contexto desenvolvido, do que no sexo em si. E essa interpretação se dá através de imagens simbólicas e das metáforas envolvidas no contexto sonhado. Por isso, sonhar com sexo não significa que esteja acontecendo algum problema nessa área de sua vida ou que você tenha desejos reprimidos, pois sonhos eróticos podem significar muitas coisas.

Continua após publicidade

É importante pensar que o significado que você atribui ao sexo, pode estar se generalizando no contexto do sonho que você inseriu o sonho erótico. Se sexo é fonte de insegurança e medo para uma mulher que foi abusada na juventude, um sonho erótico no seu ambiente de trabalho, ou com um supervisor, pode simbolicamente refletir seu medo de não estar segura nesse emprego, ou até a sua não confiança no supervisor.

Por outro lado, se para você a ideia de sexo está ligada à vida e ao prazer, um sonho erótico com um médico ou amigo, num consultório ou hospital, pode significar por exemplo desejo de saúde para você. A maior parte das pessoas acaba se fixando no aspecto erótico do sonho, mas esse significado sexual só tem sentido, se na sua vida isso estiver muito evidente naquele momento. Isso acontece quando você está carente ou impedido de viver o sexo por algum motivo. Assim esse sonho pode ser a manifestação do desejo de viver o prazer do sexo.

O sonho erótico também não pode ser entendido como a manifestação do seu desejo ou atração por aquele homem ou aquela mulher, é necessário que você entenda qual o significado – simbolicamente – que essa pessoa possa representar no seu momento de vida.

Para entender seus sonhos e o que eles podem estar dizendo da sua vida psíquica, procure ter um caderninho na cabeceira da cama e ao acordar anote as imagens, conteúdos e aí tente lembrar, contar o sonho (para você mesmo, um amigo de confiança ou para seu terapeuta) e entender – simbolicamente – o significado destes sonhos com o que esteja ocorrendo na sua vida pessoal, afetiva, profissional e sexual. Nos sonhos é importante analisar que tipo de sentimentos suas imagens e metáforas lhe provocam.