Quem sofre de sopro no coração pode fazer atividade física?

por Milena Liste

“Fiz um ecocardiograma e deu insuficiência mitral leve. Os médicos dizem que é tão leve que chega a ser insignificante. Tenho 41 anos, 1,55m e peso 79 kg. Eu tenho muita vontade de fazer atividade física, só que tenho medo por causa desse problema. Quando caminho, tenho sensação de cansaço, fico com medo e paro.”

Continua após publicidade

“Você deve realizar caminhada leve, hidroginástica, bicicleta normal ou estacionária, respeitando o seu limite de frequência cardíaca”

Resposta: A insuficiência da valva mitral leve, num termo popular, é o que muitos chamam de “sopro”. Alguns médicos chamam de prolapso de valva.

Com as novas técnicas de exames diagnósticos (medicina diagnóstica) e os aparelhos de última geração disponíveis nos laboratórios brasileiros, a insuficiência das válvulas cardíacas é facilmente detectada.

Antigamente, somente os sopros mais graves eram detectados pelo médico, quando numa avaliação com o estetoscópio, ele auscultava um som cardíaco anormal no exame clínico.

Continua após publicidade

Quero explicar de uma forma simples: o coração é dividido em quatro compartimentos: dois em cima e dois embaixo. Também é separado pelos lados direito e esquerdo. Os compartimentos de cima (chamados de átrios) se comunicam com os dois compartimentos de baixo (chamados de ventrículos), através de dois “orifícios” que funcionam como válvulas.

A válvula cardíaca (valva cardíaca) do lado direito se chama TRICÚSPIDE, a do lado esquerdo se chama MITRAL. 

O trajeto do sangue em todos mamíferos é: pulmão (com sangue rico em oxigênio)→ átrio ESQUERDO → ventrículo ESQUERDO → corpo (tecidos corporais) → átrio direito →ventrículo direito → pulmão (com sangue pobre em oxigênio).

Continua após publicidade

Quando o sangue rico em oxigênio sai dos pulmões, ele entra pelo lado esquerdo do coração, percorre o sentido de cima para baixo. Isto é, quando o sangue entra no ÁTRIO ESQUERDO e passa para o VENTRÍCULO ESQUERDO, a valva mitral deve abrir e fechar, ou seja, quando o sangue está em cima e vai para baixo , a valva se abre, o sangue extravasa para baixo e quando todo sangue se esvai, a valva se fecha e o sangue vai para o seu caminho.

No seu caso, quando o sangue rico em oxigênio sai do pulmão e entra no seu coração, sempre pelo lado esquerdo (e em cima) do coração, a sua válvula que separa as partes de cima com a de baixo não fecham corretamente, então um pouquinho de sangue volta pro lado de cima, mas a maior parte esvai para baixo e segue o caminho.
Essa insuficiência , se chama PROLAPSO DE VALVA MITRAL (PVM), tem uma incidência de 4% na população.

No geral, a atividade física recomendada é o que se indica para uma população sadia e normal. Isto é, respeitar seu nível de condicionamento físico, objetivando a qualidade de vida e saúde. Atividades aeróbicas ou aeróbias são recomendadas, para início de qualquer atividade física. Hoje, por lei, um médico deve autorizar para a prática regular do exercício.

A sua sensação de cansaço, provavelmente se deve ao seu nível de condicionamento físico. Você deve realizar caminhada leve, hidroginástica, bicicleta normal ou estacionária, respeitando o seu limite de frequência cardíaca que é: 220-idade. 220-41=179 BPM (batimentos por minuto) máximo.

O limite para uma pessoa que está iniciando com sobrepeso é de 65 a 75% da frequência cardíaca máxima, ou seja, seu intervalo é de 116 a 134 BPM. Nesse intervalo você queimará gordura como fonte de energia e se condicionará de uma forma segura e saudável os músculos do seu corpo e do seu coração, o miocárdio.

Qualquer indivíduo que atinja 100% da frequência cardíaca estará sujeito a algum acidente cardiovascular, tenha ou não PVM.

Outro ponto para seu cansaço, seu IMC (índice de massa corporal), que é o peso corporal dividido pela altura (ao quadrado), está elevadíssimo, com 32.  IMC acima de 30 significa obesidade grave. Isto indica que você, portando ou não problema cardiovascular, está sobrecarregando seu corpo em todos os aspectos: cardíaco, muscular, articular, fígado, rins, bexiga, além dos músculos do assoalho pélvico – região da bacia.

Então, continue se esforçando em realizar suas atividades físicas AERÓBICAS, engaje se hoje mesmo numa dieta alimentar, de preferência uma reeducação alimentar e perca peso, combinado?

Grande abraço, boa sorte!