Sorvete funcional e tão saboroso quanto o tradicional; saiba os benefícios

por Jocelem Salgado

O que é um alimento funcional? – Em resumo, é o alimento capaz de produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.


“Sorvetes funcionais podem ser utilizados de modo seguro por pessoas com problemas de ganho de peso, diabetes entre outras doenças” Observa-se um aumento da demanda do mercado consumidor por alimentos de alta qualidade que, além de apresentarem sabor e aparência agradáveis, são mais saudáveis.

Continua após publicidade

Isso tem levado à conscientização dos consumidores da relação que existe entre alimentação e saúde, estimulando a procura por alimentos de baixo valor calórico, baixo conteúdo de gorduras e capazes de melhorar funções do organismo ou reduzir o risco de desenvolvimento de doenças. Dentre esses alimentos, está o sorvete. Nele, são adicionadas bactérias probióticas, vitaminas e fibras – ingredientes de caráter funcional – fazendo do produto uma opção saudável. 

A popularidade dessas sobremesas geladas deve-se ao fato de ser um produto pronto para consumo, amplamente disponível e de valor nutritivo elevado. Possuem formas, cores e sabores atrativos que agradam aos mais variados paladares. Além de combinar muito bem com o clima tropical do país, o mercado brasileiro oferece atualmente diversos ingredientes os quais podem ser usados para enriquecer e diversificar ainda mais o produto. Para atrair o consumidor atual, é necessário investir em produtos nutritivos, menos calóricos e com possíveis alegações funcionais.
 
A visão de adicionar ingredientes com “claim” de funcional ocorre devido ao posicionamento das próprias indústrias que procuram descaracterizar o sorvete como sendo apenas guloseima ou produto refrescante a ser consumido apenas no verão, mas sim agregar a ele o significado de alimento nutritivo.

De acordo com a legislação brasileira, o sorvete não recebe alegação de alimento funcional. Ele é classificado, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como um gelado comestível. Gelados comestíveis são os produtos congelados obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, ou de uma mistura de água e açúcar (es). A eles pode ser adicionado outro (s) ingrediente (s) desde que não descaracterize (m) o produto (BRASIL, 2005).

O fato dos órgãos regulamentadores ainda não reconhecerem o sorvete como funcional, não descaracteriza o produto, pois o mesmo é consumido por grande parte da população brasileira, atingindo todas as classes sociais e idades. Constitui-se em uma saudável opção de alimento, principalmente para as pessoas que, por falta de hábito, gosto ou intolerância à lactose, têm a ingestão de lacticínios aquém da quantidade recomendada. 

Continua após publicidade

Frozen yogurts

Os frozen yogurts têm ganhando prestígio devido à incorporação de bactérias * probióticas que são benéficas ao trato gastrointestinal e são comumente empregadas em produtos lácteos.

Os probióticos possuem potencial para promover a saúde através de mecanismos não previstos na nutrição convencional e esses efeitos restringem-se à promoção da saúde e não à cura de doenças. Entretanto, esses “ingredientes vivos” possuem grande sensibilidade sendo destruídos pelo calor e outras condições de processamento. Esse fator faz com que haja um crescimento expressivo na área de laticínios devido à incorporação desses ingredientes saudáveis à formulação dos produtos.

Continua após publicidade

Outro fator que faz do sorvete um alimento de destaque é a possível diminuição de gordura e açúcar diferenciando-os dos sorvetes tradicionais. A parte interessante é que esses novos produtos não têm suas características sensoriais interferidas, pois a tecnologia atual já permite o uso de ingredientes que são capazes de substituir alimentos “maléficos à saúde” e consequentemente torná-los mais saudáveis.

Assim, esses sorvetes funcionais podem ser utilizados de modo seguro por pessoas com problemas de ganho de peso, diabetes entre outras doenças.

O uso de fibras em sorvetes também é um fato que merece destaque devido à grande tendência de incorporação das mesmas. Como as fibras dietéticas não são absorvidas, eles penetram no intestino grosso e fornecem substrato para as bactérias intestinais.

Beneficios dos sorvetes funcionais

Dentre os benefícios potenciais para saúde, encontram-se:

– redução da taxa glicêmica em diabéticos;

– prevenção de diversos tipos de câncer (destacando-se o câncer de cólon devido à diminuição de substâncias tóxicas na luz intestinal e pela maior eliminação fecal);

– diminuição da constipação intestinal crônica;

– maior controle dos níveis de colesterol séricos (colesterol que está na corrente sanguinea).

Dessa forma, o valor nutricional e as características de alta digestibilidade, fazem do sorvete um alimento ideal para todas as idades, unindo nutrição e prazer.

Além do mais, esse mercado está em franca expansão em virtude dos avanços tecnológicos e da descoberta de novos ingredientes funcionais que poderão agregar valores na confecção de sorvetes.

O que se constata é que o interesse pelos sorvetes funcionais é consequência do crescente movimento de valorização da qualidade de vida, que inclui alimentação saudável e atividade física, dentre outros fatores.        

* O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida” Os probióticos são micro-organismos vivos que ao serem ingeridos beneficiam o organismo.