Mito ou verdade: suco de laranja contribui para ganho de peso?

por Jocelem Salgado

“Voluntários ingeriram 300 ml de suco de laranja, industrializado ou natural, tiveram aumento na concentração de leptina, hormônio responsável pela saciedade”

Continua após publicidade

Inúmeros são os benefícios da laranja, uma fruta tão comum, e muito conhecida há anos pelos seus componentes benéficos à saúde, como no caso do combate ao escorbuto (deficiência grave de vitamina C). A importância do consumo da laranja está associada ao seu alto teor de vitamina C, além de potássio, cálcio e carotenoides. Alguns estudos descobriram que a casca da laranja possui limonoides, substâncias que podem reduzir os riscos do desenvolvimento de certos tumores.

Estudos também comprovam que a vitamina C pode reduzir os riscos de câncer de estômago, pois inibe a transformação dos nitritos (aditivos encontrados em produtos enlatados) em substâncias cancerígenas.

Se a laranja possui inúmeros benefícios, o seu suco não é diferente.

Sendo um dos maiores produtores do mundo dessa deliciosa fruta, seria uma ironia não beber um suco natural de laranja fresquinho, não é? Esse é um privilégio que os brasileiros possuem, muitos países consomem apenas sucos industrializados, um dos motivos pelos quais os estrangeiros apaixonam-se pelo suco fresquinho de nossa famosa laranja.

Continua após publicidade

Nós brasileiros, somos “experts” quando se trata do sabor do suco de laranja, já que em nosso mercado interno dispomos de inúmeras variedades de laranja.

Esse nosso privilégio tem despertado a atenção de inúmeros profissionais da saúde, e muitos estão afirmando que o suco de laranja possui um alto valor calórico e um alto teor de açúcar que podem contribuir para um ganho de peso. Dessa forma, muitos acreditam que o suco de laranja é o grande vilão das dietas. Um copo de suco de laranja tem em média entre 200-250 ml possui aproximadamente 120 calorias e um índice glicêmico de baixo a moderado.

Por outro lado, estudos foram realizados e mostraram que o suco de laranja, ao contrário do que pensam muitos profissionais da saúde, não contribui para um ganho de peso, desde que seja ingerido regularmente e na quantidade adequada de consumo energético de cada indivíduo.

Continua após publicidade

Nesse estudo os indivíduos jovens e de meia-idade deveriam ingerir de dois a três copos de suco de laranja por dia, durante dois a três meses. A conclusão foi de que, ao final do estudo os indivíduos saudáveis não aumentaram o peso corporal, nem o índice de massa corpórea.

Em outro estudo verificou-se que quando voluntários ingeriam uma dose única de 300 ml de suco de laranja industrializado ou natural, mostrou que em aproximadamente três horas após a ingestão do suco, ocorria um aumento na concentração de um hormônio conhecido como leptina, responsável pela saciedade (ele informa ao cérebro que já estamos satisfeitos ou que não estamos mais com fome).

A principal hipótese sobre esses efeitos positivos do estímulo à saciedade são os flavonoides presentes no suco de laranja, conhecidos como hesperidina e naringina. Esses flavonoides também possuem função de reduzir o colesterol total; e alguns estudos ainda associam a hesperidina a uma diminuição na pressão diastólica e também uma diminuição na atividade carcinogênica em algumas células cancerígenas.

Valor nutricional da laranja

Cada 100 gramas da fruta (2 laranjas médias) fornecem 9,9 mg de carboidrato, 0,6 mg de proteína, 156,6 mg de potássio e 40,9 de vitamina C, o nutriente mais importante da fruta.

A recomendação diária é de que são necessárias 45 mg/dia de vitamina C para adultos, 60 mg/dia para gestantes e 100 mg/dia para crianças.

Alguns medicamentos podem interferir na utilização dessa vitamina pelo organismo, como por exemplo, a aspirina que pode reduzir a capacidade de absorção da vitamina C, os contraceptivos corticoides e tetraciclinas aumentam a perda dessa vitamina através da urina, podendo levar à sua carência.

A incrível combinação de um almoço saudável com o consumo de frutas ricas em vitamina C, ou seu suco, auxilia na absorção do ferro presente no feijão e nas saladas. Quando ingerimos um alimento rico em vitamina C ele vai atuar aumentando a biodisponibilidade do ferro e fazendo com que este seja melhor aproveitado pelo nosso organismo.

Agora que já conhecemos os principais benefícios da laranja, e sabemos que seu suco é saudável porque nos auxilia a manter uma boa ingestão de energia, além de estimular a saciedade, já podemos incluí-lo sem receio em nossa alimentação diária. Ah importante: devemos ingeri-los diariamente, com moderação, sem adicionar açúcar e sem medo de ganhar peso.

Usufrua dos benefícios do suco de laranja sem ganhar peso

Recomenda-se o consumo de até dois copos por dia, desde que não acrescente nenhum tipo de açúcar e muito menos adoçar com mel.

E fica a dica do dia: que tal um suquinho de laranja geladinho agora? Corre lá nas bancas do supermercado e nas feiras livres.

Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br