Atividade física aliada à suplementação de omega-3 melhora desempenho cognitivo

por Ricardo Arida

Está bem estabelecido na literatura que o estilo de vida exerce uma forte influência sobre a saúde física e mental, assim como nas doenças dos diferentes sistemas de nosso corpo.

Continua após publicidade

Em particular, níveis insuficientes de atividade física e alimentação inadequada são considerados fatores de risco para várias doenças do sistema nervoso como a doença de Alzheimer, Parkinson, depressão, transtornos psiquiátricos, etc.

O exercício exerce uma ação benéfica sobre a função cerebral como aumento da plasticidade cerebral e melhora da cognição.

Da mesma forma, fatores dietéticos exercem uma ampla e positiva ação em vários sistemas moleculares que suportam a função neuronal e *plasticidade. Por exemplo, o ômega-3 (ácidos graxos poliinsaturados) fornece material de construção para o cérebro, que é fundamental para contribuir em eventos de sinalização intercelular. Portanto, a suplementação alimentar com óleo de peixe, rico em ácidos graxos poliinsaturados – ômega-3, assim como o exercício físico, podem trazer benefícios para a saúde mental, função cognitiva, promoção da plasticidade neuronal e proteção contra lesões neurológicas.

Neste sentido, um estudo conduzido pelo nosso grupo de pesquisadores da UNIFESP (Rachetti e col., 2013, http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2012.09.048) investigou

Continua após publicidade

1 – Os efeitos cognitivos da suplementação diária e prolongada de ômega-3, iniciada no período pré-natal e mantida até a maturidade de ratos;

2 – De um programa de exercício físico iniciado no período da adolescência e mantido por período prolongado da maturidade de ratos

3 – Da associação da suplementação de ômega-3 com o programa de exercício físico durante o mesmo período.

Continua após publicidade

Os resultados deste estudo publicado na revista Behavioural Brain Research (2013) mostraram que a suplementação diária e prolongada com ômega-3 e o exercício físico intereferiu diferencialmente no desempenho em alguns testes de memórias.

Porém, não foi observada uma interação entre o exercício físico e ômega-3 sobre os diferentes tipos de tarefas comportamentais analisadas.

Em conclusão, esses achados sugerem que o exercício físico, quando realizado ao longo da vida, bem como a suplementação com ômega-3, quando realizada desde a fase pré-natal até a maturidade, melhoram a cognição de forma distinta. http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2012.09.048

* Plasticidade é uma alteração da estrutura e função cerebral frente a um ou vários estímulos.