Timidez dificulta sua interação social? Sete passos para superá-la!

por Eduardo Yabusaki

Timidez: incialmente se expor em grupos menores é mais fácil”

Continua após publicidade

Não conseguir conversar em grupo por causa da timidez; não saber o que dizer; ou mesmo não conseguir paquerar… são entraves que geram problemas para a socialização e interação.

Essa é uma situação comum entre adolescentes, porém nem sempre percebidas pelos demais, a timidez de um ou de outro membro do grupo que muitas vezes se sente discriminado, ou se discrimina, por se sentir em desvantagem, inferiorizado ou mesmo preterido no contexto de sua convivência social.

Diferentes fatores podem envolver a timidez, desde características de personalidade como dificuldade em se expressar, ser mais introspectivo e reservado; ou mesmo fatores emocionais como insegurança, falta de autoconfiança, autoestima desajustada; e ainda, fatores circuntanciais como ambiente muito cheio, grupo que intimida… Enfim, para cada pessoa é importante avaliar os fatores que dificultam a interação ou reforçam a manutenção da timidez.

Para a superação, é certo que será necessário enfrentar a dificuldade, pois é importante criar estratégias para superar a timidez e vivê-las em situações reais. Porém, isso nem sempre é tão fácil e para tanto, por vezes, pode ser preciso ajuda de um psicólogo para facilitar esse processo de superação.

Continua após publicidade

Superar timidez exige treino e esforço

Quem possui características de ser mais acanhado ou reservado, terá que treinar e se esforçar para ser mais simpático e se expor de forma tranquila. Se sente que sua autoconfiança, insegurança ou autoestima acabam pesando por não estar bem, é preciso melhorar esses aspectos que podem estar associados à visão que tem de si mesmo ou como se mostra para as pessoas.

Sete passos para superar a timidez:

Continua após publicidade

1. Caso existam situações que o intimidem, porque as pessoas são mais expansivas e sociáveis, procure se expor em grupo menores, em que se sinta mais confortável e acolhido;

2. Identifique situações sociais que te deixem mais confortável e à vontade para falar, comece por elas;

3. Procure identificar suas características positivas e torne-as suas aliadas;

4. Identifique assuntos que sejam mais fluentes para você, ou seja, de que gosta, tem facilidade e conhecimento para falar;

5. Não recue num primeiro momento de ansiedade, angústia ou constrangimento, esses sentimentos irão acontecer nas primeiras situações, se deixar predominar, vai congelar e não conseguirá falar; relaxe e respire fundo que irá passar; quando passar, vá aos poucos se expondo;

6. Não se conforme com suas características pessoais que o impedem de ser expansivo ou espontâneo, elas podem mudar desde que você crie uma forma diferente de viver e responder às mesmas situações;

7. Lembre-se que toda mudança passa por um processo de reaprendizado, e que isso exige empenho e dedicação especial para que aconteça, portanto, acredite sempre e não desista nunca! Você é capaz e só precisa permitir que suas habilidades se aflorem.

Vá à luta!