DESTAQUES

Prática de tai chi chuan é sugerida no combate ao estresse

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Da Redação


Tai chi chuan ajuda a eliminar o estresse e previne o envelhecimento

Em sua origem, o tai chi chuan engloba o conjunto de exercícios introduzidos na China em tempos imemoriais por monges tibetanos, que visavam a integração do homem com o universo, a natureza e Deus.

Com o tempo esses exercícios foram adaptados para aprimorar a capacidade de luta e defesa pessoal, o que possibilitou o surgimento de diversas escolas com estilos diferentes. E no século I esses exercícios ganharam uma conotação terapêutica através do médico Tuo Ha.

Antiestresse

“Vivia estressada e meu médico recomendou que me dedicasse a uma atividade física saudável, pelo menos duas vezes por semana", conta a empresária Mariana Jacinto, 33, que recebeu o tai chi chuan como sugestão.

Segundo o médico especializado em medicina complementar Alex Botsaris (veja mais), a prática de tai chi chuan ajuda a eliminar o estresse, previne o envelhecimento e é indicada no tratamento de doenças músculoesqueléticas.

O tai chi chuan oferece uma sensação de bem-estar e calma interior, estimula a circulação sangüínea, torna a mente mais lúcida e menos dispersa. Reflexos, flexibilidade, agilidade e respiração também são favorecidos, além de postura e tônus muscular.

A base da saúde e da medicina chinesa está diretamente ligada à energia interior chamada ch'i. Os movimentos do tai chi chuan harmonizam e equilibram o fluído do ch'i, aumentando o poder interior.

Para práticar o tai chi chuan é preciso procurar um professor idôneo e especializado.


Bibliografia: Medicina Complementar, Alex Botsaris, Editora Nova Era

 

 




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.