Tenho dificuldade de conversar com homens que conheci em sites de relacionamento

por Eduardo Yabusaki

“Quem passou muito tempo sem se relacionar com alguém, pode sentir mais dificuldade de se expor ao sair do contato online para o presencial”

Continua após publicidade

O mundo virtual presente em quase todas as atividades cotidianas, faz com que reflitamos muito pouco sobre a própria existência.

Não que estejamos relapsos, mas não entramos em contato com a nossa própria realidade. Assim acabamos percebendo as dificuldades quando elas já estão acontecendo.

Quando conhecemos pessoas por um site de relacionamento, temos a oportunidade de expor aquilo que desejamos e o que acreditamos ser o nosso melhor. Da mesma forma, temos oportunidade de conhecer do outro o que ele quer mostrar ou aquilo que ele acredita que vá nos atrair.

Ao se relacionar virtualmente, ou seja, parcialmente, não se conhece efetivamente o outro; sem contar a infinidade de possibilidades de se “conhecer” e se relacionar com várias pessoas.

Continua após publicidade

Porém, com o passar do tempo, ficar só no virtual não é o suficiente, principalmente para aqueles que desejam um relacionamento mais compromissado. Assim, é preciso que aconteça o contato presencial.

Quando se chega nesse ponto, a pessoa pode se deparar com medos, ansiedades e conflitos. Por mais que se queira estar com alguém, como é enfrentar a dificuldade de manter um contato pessoal, expressar os sentimentos, se envolver ou se entregar à situação?

Isso nem sempre é fácil, ainda mais se tiver passado muito tempo desde o último relacionamento. Afinal, pode-se sentir insegura de como será a reação do outro, ou ainda como pode ser que você mesma irá reagir ou se sentir quando estiver pessoalmente com ele. Isso pode mais assustar do que motivar, tornando a situação preocupante ou geradora de ansiedade.

Continua após publicidade

Nem sempre o que se conhece via online, se revela da mesma forma no contato presencial. Quase sempre pode se deparar com situações frustrantes ou diferentes do que se imaginava. Então tome cuidado para não se decepcionar e até mesmo sair magoada do encontro. Agora já prevenida: procure não permitir que o medo ou a insegurança prevaleça sobre o desejo ou o sentimento.

Dicas para superar a dificuldade de falar:

1. Pense na situação como um encontro despretensioso e amigável; não como a possibilidade de um relacionamento que tem que dar certo; isso coloca pressão desnecessária;

2. Não crie expectativas exageradas em relação à pessoa que não conhece pessoalmente, vá desprovida de conceitos ou ideias pré-concebidas sobre ela;

3. Procure ficar tranquila e ser você mesma; não tema se expor, afinal é importante que ambos possam realmente se conhecer;

4. Ouça atentamente e fale tranquilamente, procure sentir-se segura e faça valer a sua autoestima.