DESTAQUES

Quando alguém não paga uma dívida, tenho vergonha de cobrar

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Pode haver vários motivos para essa "vergonha", principalmente se ela acontece em outros aspectos de sua vida nos quais você não tenha "coragem" para se posicionar.

A princípio podemos pensar em algo ligado a uma INSEGURANÇA, algum sentimento de "MENOS VALIA" (achar que vale menos que os outros) que se esconde em seu inconsciente.

Há no oposto desse comportamento pessoas que sentem como se "a vida lhes devesse alguma coisa" e não deixam passar nada, cobrando "olho por olho, dente por dente" qualquer atitude que arrogantemente considerem como prejudiciais.

No entanto, há um grande abismo entre ser "arrogante" e "humilde" (na verdade, sentir-se humilhada), o que deve sem dúvida ser trabalhado em uma boa psicoterapia, seja qual linha for.

Primeiro passo: passe a se respeitar!

Esse comportamento é muito comum em pessoas que parecem não se dar o "direito de existir", de serem respeitadas e receberem aquilo que a vida e as outras pessoas lhe devem de fato.

Se você se respeitar de verdade, verá que as pessoas também a respeitarão!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.