Existe relação TPM com pensamentos negativos e depressão?

Por Dr. Joel Rennó Jr.

Resposta: A tensão pré-menstrual (TPM) pode ser caracterizada tanto pela presença de sintomas físicos quanto psíquicos. Há mais de 150 sintomas descritos na literatura.

Continua após publicidade

Há formas mais graves de TPM. Cerca de 5% das mulheres que sofrem com a TPM apresentam a disforia pré-menstrual, caracterizada pela presença de sintomas psiquiátricos significativos nos dias que antecedem a menstruação (cerca de uma semana antes).

Os sintomas principais são: tristeza, perda de prazer ou interesse pelas atividades habituais, humor deprimido, irritabilidade, pensamentos negativos, compulsão alimentar (principalmente por doces), alterações do sono e dificuldades de atenção e concentração. Esses sintomas são incapacitantes e prejudicam a qualidade de vida dessas mulheres. Tais mulheres podem até chegar a cometer agressões. É bom deixar claro que fora do período pré-menstrual o ajustamento psicossocial delas é absolutamente normal.

Há que se diferenciar quadros clínicos de TPM de quadros psiquiátricos que podem se exacerbar no pré-menstrual. Há muita confusão diagnóstica em função disso. Alguns transtornos mentais como: depressão, pânico, bulimia, entre outros, podem piorar na semana que antecede a menstruação.

A grande hipótese causal da disforia pré-menstrual, assim como da depressão propriamente dita é uma disfunção serotoninérgica – do neurotransmissor serotonina.

Continua após publicidade

Não está descartada totalmente uma possibilidade de interrelação entre os dois quadros. Até porque o tratamento, para ambos, envolve o uso de antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptura de serotonina.

A forma de lidar envolve uma série de mudanças de hábitos de vida e comportamentos. Aspectos nutricionais, físicos, psicológicos e comportamentais devem ser analisados criteriosamente por uma equipe multidisciplinar, constituída por nutricionistas, ginecologistas, preparadores físicos e também psiquiatras e psicólogos.

Deve ser feito um rastreamento dos principais sintomas envolvidos, os tratamentos precisam ser individualizados. A família, principalmente o marido também precisam de orientações e dicas.

Continua após publicidade