Percebo que o meu terapeuta sente atração por mim. O que fazer?

por Rosemeire Zago

“Estou fazendo terapia por conta de problemas conjugais. Às vezes falo de minha vida sexual. Ultimamente, vejo que o meu terapeuta fica muito excitado só de olhar para mim, ele tenta esconder, mas percebo. Isso é natural?”

Continua após publicidade

Resposta: Não, isso não é natural. O importante é você identificar como se sente frente a essa situação.

Diante disso, você tem duas opções:

1ª) Conversar com o profissional sobre o que está acontecendo, mas você deve avaliar como se sentirá ao falar sobre o assunto, e decidir se deseja ou não continuar o trabalho psicoterapêutico com esse profissional.

2ª) Independente de você resolver falar ou não, deve pensar se a reação do profissional está interferindo no trabalho terapêutico, se isso estiver ocorrendo, procure outro profissional que não tenha reações que poderão interferir de forma negativa em todo o processo terapêutico.

Continua após publicidade

Em terapia é fundamental que o paciente se sinta à vontade e tenha empatia com o psicólogo.

Lembrando que o Código de Ética do Profissional Psicólogo no Artigo 2.° “j” veta ao psicólogo relacionamento com o usuário que interfira nos objetivos do atendimento. O usuário deve ser esclarecido disso e entendendo que isso ocorreu, poderá optar pelo atendimento com outro profissional a fim de que o psicólogo não incorra em conduta antiética.

Art. 2º – Ao psicólogo é vedado “j”: Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado;

Continua após publicidade