Entenda a terapia ortomolecular

Da Redação

“A ortomolecular é um ramo da medicina que acredita que qualquer tipo de doença e envelhecimento precoce pode surgir devido a um desequilíbrio bioquímico interno do organismo. A palavra orthos vem do grego, que significa certo, direito. Cada indivíduo tem um equilíbrio peculiar. E a preservação desse equilíbrio é a base do tratamento”

Continua após publicidade

O diagnóstico é semelhante ao da medicina tradicional. O médico visa a origem da doença, e irá orientá-lo na condução do tratamento, corrigindo assim seus sintomas.

Nossa função é recuperar o equilíbrio químico do corpo, dando a ele condições de vida plena, para que a pessoa funcione dentro dos limites necessários de rendimento pessoal, por exemplo: para um atleta é preciso uma resistência *cardiotônica bem maior do que para um simples praticante de esporte. Então a forma como eles se tratam, e as substâncias ou suplementação que usam são diferentes. Como as necessidades de cada indivíduo são bem diferenciadas, não existem dois tratamentos iguais. A abordagem é única.

Usa-se todos os medicamentos tradicionais, mais vitaminas, aminoácidos, ervas em extratos secos, glicólicos e oligoelementos. As doses são calculadas pelos resultados dos exames.

A ortomolecular é um ramo da medicina que acredita que qualquer tipo de doença e envelhecimento precoce pode surgir devido a um desequilíbrio bioquímico interno do organismo. A palavra orthos vem do grego, que significa certo, direito. Cada indivíduo tem um equilíbrio peculiar. E a preservação desse equilíbrio é a base do tratamento.

Continua após publicidade

Ela foi proposta por Linus Pauling (Prêmio Nobel de Química em 1954 e da Paz em 1962), estudioso conhecido mundialmente por seus trabalhos e pela ênfase com que recomenda o uso diário de vitaminas (principalmente a vitamina C) e de minerais. As primeiras aplicações da vertente aconteceram no início da década de 1950, quando alguns psiquiatras começaram a adicionar doses altas de nutrientes no tratamento de problemas mentais graves. Atualmente, os médicos usam essa abordagem para tratar uma variedade de distúrbios e promover o rejuvenescimento (tanto físico como mental) de seus pacientes.

Emagrecer, prevenir ou tratar doenças, retardar o envelhecimento ou simplesmente conseguir orientações para adquirir hábitos saudáveis são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurar os consultórios de terapia ortomolecular.

A medicina ortomolecular ajuda no combate aos radicais livres? De que forma?

Continua após publicidade

Resposta: Sim, por meio do uso de suplementos corretos, por exemplo, os minerais selênio e zinco e as vitaminas E e C – substâncias com efeito antioxidante, que auxiliam nesse combate. Essa reposição de antioxidantes é individualizada, pois cada caso é único.

Para que tipo de problema o tratamento ortomolecular é recomendado?

Resposta: Para qualquer tipo de patologia ou prevenção, pois essa se torna um coadjuvante importante para evitar danos maiores ou mesmo a progressão de doença.

Quais são os motivos mais frequentes que levam as pessoas à procura da medicina ortomolecular?

Resposta: Entre outros, os mais frequentes são perda de peso, fadiga crônica, tensão pré-menstrual, andropausa e menopausa, além de queda de cabelo, enfraquecimento de unhas, envelhecimento precoce, insônia e déficit de memória e de concentração.

Quais são os benefícios alcançados com o tratamento?

Resposta: Como readquire o seu equilíbrio geral, o paciente melhora como um todo e alcança uma plena sensação de bem-estar físico e mental. Frequentemente ele volta à consulta e relata também a melhora em alguma queixa não mencionada antes, percebendo que o seu controle bioquímico foi geral.

Medicina ortomolecular ainda não é especialidade

Por Alex Botsaris

Apesar de suas características próprias, a medicina ortomolecular não é considerada uma especialidade pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina. No Brasil existem várias sociedades médicas congregando excelentes profissionais, a maioria com filiais em vários estados. Para procurar um bom profissional, é aconselhável buscar indicação numa das sociedades existentes. Em hipótese nenhuma deve-se tomar doses grandes de vitaminas, minerais e aminoácidos sem acompanhamento médico, pois elas podem causar problemas e efeitos colaterais em alguns casos.

* Cardiotônica: (med.) diz-se de, ou substância apropriada para reforçar a tonia do coração. F. gr. Kardia (coração)+tônico.

Tonia: (med.) tonicidade. [Opõe-se a atonia.] F. lat. Tonus (tom) +ia. iDicionário Aulete

Fonte: Dra. Isabela Lins, médica especialista em terapia ortomolecular