Por que não passo nos testes psicológicos para emprego?

por Roberto Santos

“Fiz dois testes psicológicos e não consegui passar em nenhum dos dois. O que posso estar fazendo de errado?”

Continua após publicidade

Resposta: São incontáveis os testes psicológicos disponíveis no mercado que podem ter sido aplicados em você.

Existem testes de inteligência, testes de habilidades, de aptidões e de personalidade, além de outros que se dizem “psicológicos”, mas não podem ser considerados como tal, por não terem sido desenvolvidos com o rigor científico que deveriam.

Dependendo do tipo de teste, existem aqueles que têm respostas certas e erradas – como os de inteligência ou de habilidades.

Outros testes não definem um gabarito, com respostas certas ou erradas; são os testes de personalidade, uma vez que não existe uma personalidade absolutamente boa ou ruim – depende do perfil que se está buscando para um cargo.

Continua após publicidade

Teste eficaz

Um bom teste compara os resultados de um indivíduo com uma população com a qual se quer comparar. Por exemplo, os testes de inteligência são aplicados a uma população de milhares de pessoas de 2º e 3º graus do Brasil e as pessoas são comparadas em relação à mediana desse grupo. Depois desse estudo, quando um candidato responde a esse teste, se define seu posicionamento em relação àquela população. Ele pode estar acima ou abaixo da mediana. Dependendo do critério do selecionador, uma pessoa que ficou 25% acima da mediana pode passar e outra que ficou apenas 15% pode não passar.

Testes de personalidade

Continua após publicidade

Já os testes de personalidade, que não definem quais respostas são certas e quais são erradas, definem um perfil de personalidade. Os cargos requerem perfis de personalidade diferentes. Por exemplo, o perfil ideal de um vendedor é de uma pessoa “atirada”, que corre riscos, muito sociável, etc. Já um contador deve ter um perfil mais cauteloso, concentrado na tarefa e, portanto, mais introspectivo do que um vendedor, certo?

Se você fez dois testes e “não passou” pode não significar nada de errado com você, mas sim com seu perfil em relação à vaga a que concorreu.

Além disso, o selecionador pode estar usando o teste errado ou os critérios errados para avaliar os candidatos para a vaga em questão, logo o problema não é seu!

Claro que passa a ser seu quando não é aprovado para uma vaga que desejava. Sugiro que você procure a pessoa que aplicou o teste e peça um feedback sobre seu resultado, adiantando que não espera que revejam o resultado da seleção, mas para conhecer mais sobre o processo e sobre você mesmo.

Dessa maneira, você poderá conseguir um feedback sobre seu resultado mais preciso do que a resposta que posso lhe dar, apenas com o que me deu de informações.

Boa sorte!