É possível acabar com a timidez? De que forma?

por Anette Lewin

“Sou muito tímida e queria dicas para “acabar” com ela. Espero que possa me ajudar, obrigada desde já.”

Continua após publicidade

Resposta: O primeiro passo seria rever seu conceito de timidez. Você a expõe como algo negativo, uma caracteristica da qual não gosta e quer se livrar. Em geral, existe sim, em nossa sociedade, um preconceito com relação a pessoas introvertidas.

Quem se expõe é mais valorizado do que quem observa. Mas você acredita que realmente o valor de cada pessoa pode ser medido pelo seu grau de exposição? Será que realmente todos devem expor o que sentem e pensam na frente de todos? Ou, para você, diferenças existem e devem ser respeitadas?

Em geral, pessoas tímidas são aquelas que, teoricamente, sentem vergonha de se colocar socialmente. Será que o problema é de autoestima ou apenas uma opção não muito valorizada socialmente? Sim, porque a pessoa introvertida é mais propensa a observar muito e só falar quando tem certeza. Não gosta de errar, é mais exigente e prefere colocar suas ideias quando elas já estão mais amadurecidas em seu interior. Será que existe algum erro nessa atitude? Ou apenas é uma forma ser? Não podemos esquecer que quem se expõe mais, pode tanto colaborar quanto atrapalhar uma discussão. Existem pessoas que falam apenas para aparecer, mas são esvaziadas de conteúdos. E existem aqueles que com uma única observação bem colocada podem solucionar um grande problema…

Vale a pena mudar o seu jeito de ser?

Continua após publicidade

Portanto, voltando à sua questão, antes de tentar mudar seu jeito de ser, pergunte-se se ele é tão inconveniente assim e se não seria melhor você se aceitar como uma pessoa introvertida e entender o lado positivo de quem é como você. Se, depois dessa análise, chegar à conclusão que se expor mais deixaria você mais feliz, comece exercitando em grupos menores.

Lembre-se que para o tímido é mais fácil perguntar do que afirmar, portanto num primeiro momento faça perguntas; tente em seguida fazer pequenas colocações não verbais, como por exemplo, sorrir quando algo lhe agrada para depois ousar fazer pequenos comentários. Treine diariamente, pois nada melhor do que se acostumar a uma nova postura para dominá-la.

Finalmente lembre-se que existem pessoas que sabem mais, outras que sabem menos, mas ninguem sabe tudo. Portanto, num grupo, você não está no meio de gênios, apenas no meio de pessoas que se esforçam para aprimorar seus conhecimentos. E nessa tentativa às vezes acertam e às vezes erram. Ao se expor você deve entender que pode errar. E, se errar, pode aceitar o erro, pedir desculpas, rir de você mesma, enfim contornar a situação da melhor maneira que conseguir.

Continua após publicidade