Como posso tornar meu relacionamento romântico e mais agradável a cada dia?

por Anette Lewin

“Se o casal se respeitar, se interessar verdadeiramente pelo parceiro, souber ceder, construir planos em comum e sentir-se feliz com a escolha amorosa que fez, romantismo e bem-estar brotarão espontaneamente nos momentos a dois.”

Continua após publicidade

 Resposta: Um bom relacionamento se constrói com uma série de ingredientes que vão sendo acrescentados aos poucos à decisão de partilhar a vida amorosa com alguém. Certamente não existem fórmulas prontas, mas podemos refletir sobre pontos importantes a serem trabalhados no convívio de um casal.

Atitudes que ajudam a evitar o desgaste no relacionamernto:

1ª) Talvez o primeiro ingrediente imprescindível num relacionamento a dois seja desenvolver um interesse real e genuíno pela pessoa escolhida. Embora a escolha, em geral, se faça de uma forma mais intuitiva, seja pela aparência, pela sensação de bem-estar ou de mobilização, só se pode amar de fato uma pessoa que se conhece. E, para conhecer uma pessoa, é necessário dedicar-se a ela, sentir prazer em ouví-la, mesmo que ela pense de forma diferente da sua. De nada adianta focar o relacionamento em um embate de opiniões para saber quem tem razão. O relacionamento amoroso não se faz num tribunal. Se faz num campo livre para a diversidade e o compartilhamento de ideias e afetos.

2ª) Outro ingrediente importante para que a relação amorosa flua, é desenvolver um senso de equilíbrio principalmente no que diz respeito às concessões. Talvez, saber qual é a hora de lutar pelo próprio desejo e qual a hora de ceder ao desejo do outro deve ser a meta a ser perseguida pelos que queiram aperfeiçoar seus relacionamentos. Tarefa difícil, uma vez que olhar para nossos desejos de forma objetiva não é tarefa leve. Para nós, o que queremos é sempre essencial. Assim, para adquirir esse equilíbrio não adianta enveredar pelos caminhos da lógica. É preciso entender que temos que ceder de vez em quando. De preferência, dentro do jogo matemático de “uma vez é como você quer, a outra como eu quero”. Geralmente é através das concessões que conseguimos entrar no universo do outro para entendê-lo melhor.

Continua após publicidade

3ª) Fazer planos em conjunto também ajuda a manter um bom relacionamento. Mas planos em conjunto significa planos que envolvam desejos em comum e não planos impostos pelo marketing do amor. Nem todo mundo gosta de ir ao cinema, nem todo mundo quer juntar dinheiro para comprar um carro, nem toda mulher gosta de ganhar flores. Muitas vezes a comparação com os outros mais atrapalha do que ajuda. É necessário que o casal busque o que realmente é importante para ele, evitando a famosa situação de encruzilhada onde o homem, por exemplo, frente a um casamento fracassado diz: ” mas eu dei a ela tudo o que uma mulher pode querer: casa, filhos, presentes…” Não, cada casal é um casal e seus planos em comum devem partir de um profundo autoconhecimento misturado com uma atenção continua ao parceiro.

4ª) Sem esquecer que estamos em constante transformação; assim, nem tudo que agradou um dia continuará agradando hoje.

Finalmente, para você que pergunta: “Como posso tornar meu relacionamento romântico e mais agradável a cada dia?”

Continua após publicidade

É importante ressaltar que romantismo e bem-estar são consequências e não objetivos a serem alcançados. Se o casal se respeitar, se interessar verdadeiramente pelo parceiro, souber ceder, construir planos em comum e sentir-se feliz com a escolha amorosa que fez, romantismo e bem-estar brotarão espontaneamente nos momentos a dois.