Entenda a diferença entre aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial

Da Redação

Cada um age de maneira diferente e tem protocolo de aplicação bem específico. Toxina botulinica (Botox ®) e preenchimento são coisas inteiramente distintas. O que aumenta o volume dos lábios e preenche rugas profundas é o preenchimento.

Continua após publicidade

O que paralisa a musculatura ao redor dos olhos, testa, ao redor da boca, pescoço e queixo é a toxina botulínica, afirma a dermatologista Miriam Sabino.

A toxina botulínica é um medicamento e não um preenchedor. É uma substância que age como remédio, relaxando a musculatura que enruga seu rosto, e jamais fica “depositada” sob a pele, aumentando o volume ou “inchando”. A toxina botulínica jamais é injetada nos lábios.

Preenchimento

No preenchimento uma substância é injetada na pele com o objetivo de preencher as rugas e marcas profundas, remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios ou ainda para repor volume em áreas alteradas pelo envelhecimento. Nele costumam ser usados ácido hialurônico, colágeno, ácido poliláctico e polimetilmetacrilato. A preferência dos profissionais fica com o ácido hialurónico, que não costuma causar alergias, já que se trata de uma substância gerada pelo próprio organismo humano.

Continua após publicidade

Os dois tratamentos podem ser complementares e costumam ter resultados bastante satisfatórios, pois o paciente rejuvenesce seu rosto de uma forma harmoniosa. Geralmente, os efeitos duram cerca de seis meses.

Embora os resultados do tratamento sejam imediatos, não é indicada a aplicação antes de qualquer evento social importante. Isso por que ela é realizada através de injeções, podendo provocar hematomas, edemas ou mesmo inchaço no local da aplicação. Esses efeitos passam em poucos dias, mas se isso acontecer, compressas de gelo podem resolver o problema, afirma a dermatologista.

 

Continua após publicidade