DESTAQUES

Qual o tênis ideal para ir a pé ao trabalho?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Simone Sarti

"Quem deseja ir ao trabalho a pé deve começar indo três vezes por semana no primeiro mês e então ir aumentando até completar cinco dias na semana"

Resposta: Muito boa sua decisão de ir a pé para o trabalho. Se você já caminhou ou correu e nunca sentiu dores nas articulações dos membros inferiores, de início não é preciso muita preocupação com o tipo de tênis que vai usar.

Basta que seja de boa qualidade para que não deforme ou machuque os pés com costuras internas, etc. Que seja bem confortável (e o único jeito de saber é provando ) e ter um sistema de amortecimento para caminhadas, que não é necessário muita tecnologia e é diferente do tênis de corrida. Hoje em dia em lojas especializadas, se você pedir um tênis de caminhada, eles já terão um com tudo isso, basta prová-lo.

No entanto, se essa caminhada durar mais de 40 minutos, ou se você nunca fez esse tipo de atividade, seria importante passar por uma avaliação prévia geral, inclusive de pisada, já que você tem essa preocupação.

Teste da pisada

Nesse caso há um teste conhecido como “teste da pisada “e um mais preciso e confiável, que é a baropodometria, no qual coloca-se uma palmilha fina, ligada a um computador que capta exatamente todos os pontos de pressão na sola do pé. É feito em cada pé individualmente, com e sem tênis. Dessa forma você terá como saber exatamente qual a sua necessidade em relação ao calçado esportivo.

Dicas importantes

*Se o percurso durar mais de trinta minutos, utilize um monitor de frequência cardíaca, para manter um ritmo que torne seu exercício mais eficiente. Mantendo a frequência cardíaca numa média de 75% da sua frequência máxima (220 subtraído da sua idade) você terá maiores benefícios principalmente no sistema cardiovascular - clique para saber mais sobre cálculo da frequência cardíaca.

*Tome cuidado com a postura: mantenha uma postura ereta e tente manter sempre o abdome contraído (barriga para dentro).

* Se precisar carregar pastas ou outros objetos, é melhor distribuí-los nas duas mãos ou em uma mochila, mas não pendurado em um dos ombros.

*E finalmente, se for iniciante, você pode começar com 3x na semana no primeiro mês e então ir aumentando até completar os 5 dias na semana.

 




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.