Traí meu parceiro e me arrependi. E agora?

por Eduardo Yabusaki

“Traição é um caminho sem volta, portanto é importante que se avalie e reflita profundamente se vale mesmo a pena se expor a tal situação”

Continua após publicidade

Essa é uma situação frequente nos relacionamentos em que uma das partes acaba sendo infiel e vive uma aventura, um envolvimento ou mesmo uma paixão fora de seu vínculo compromissado, mas que acaba trazendo reflexos diretos nele.

Ao avaliarmos a realidade social e o contexto histórico da humanidade, verificamos que nunca se teve tanto estímulo e oportunidade para viver um relacionamento paralelo. Observamos uma ideologia do tudo-pode, sem limites ou controle, e nessa onda encontra-se também a forma como as pessoas têm tratado umas às outras: sem respeito ou preocupação com seus sentimentos.

Essa realidade é observada em todas as faixas etárias. Isso revela uma distorção conceitual do que possa realmente ser o melhor para as pessoas. Alguém que trai certamente se verá em conflito entre o que preza e considera importante para uma boa convivência num relacionamento compromissado e o prazer imediato e fugaz que uma traição pode proporcionar.

Mais do que ceder aos impulsos, que sempre existirão e serão tentadores, é importante avaliar sua condição e preparo para viver essa situação. Afinal, as consequências podem ser duríssimas, trazendo muita angústia, dor e sofrimento para quem traiu.

Continua após publicidade

Traição é um caminho sem volta, portanto é importante que se avalie e reflita profundamente se vale mesmo a pena se expor a tal situação, ou a tentadoras condições em que ela possa acontecer. Entre se expor e sofrer para fugir da tentação, é preferível evitar e não viver essa situação.

Cinco dicas para não cair na tentação de trair:

1. Viva intensamente o seu relacionamento, assim você sempre estará preenchido e voltado para ele.

Continua após publicidade

2. Tenha claro que desejos e impulsos sempre existirão, só cabe a nós dar vazão ou não, isto está no nosso controle.

3. Em situações de conflitos ou dificuldades no relacionamento, resolva-os, não fuja.

4. Evite lugares e situações reconhecidamente tentadoras ou de risco.

5. Sempre pense nos alicerces do relacionamento como: respeito, confiança, consideração, companheirismo, troca e afeto. Traição não combina em nada com estas questões.

Superar uma traição implica em se rever em sua postura e comportamentos quanto ao relacionamento, bem como seus conceitos e ideias sobre o que deseja ou espera da vida afetiva e emocional.

Compartilhar a traição com o par não é uma boa alternativa, afinal só o exporia à humilhação e não resolveria nada, apenas pioraria a situação. Quem trai não tem o direito de humilhar ou expor o seu par acreditando que isso ajudará a resolver o seu deslize.