DESTAQUES

Entenda o TEI: Transtorno explosivo intermitente

Redação Vya Estelar 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Ana Maria Costa


Você sabia que pessoas explosivas podem ter um transtorno mental?

 “As pessoas chamadas de pavio curto ou explosivas que reagem de forma DESPROPORCIONAL às situações do dia a dia, podem ter um transtorno mental, onde há excesso de agressividade física e ou verbal, é preciso ficar atento”

Explosões, ataques de fúria e brigas são comportamentos que podem ser característicos de um transtorno mental chamado de TEI – Transtorno Explosivo Intermitente.

Os portadores desse transtorno (TEI) quando são contrariados ou se sentem provocados não conseguem controlar o impulso da agressividade. Essa falta de controle pode gerar reações como:

a) ataques explosivos com agressões verbais e ou físicas

- Não importa onde e nem com quem a raiva e agressão são expressas sem controle;

b) arremessar ou quebrar objetos pessoais ou de terceiros, destruir patrimônios públicos

- Arremessam celulares na parede, destroem catracas de estacionamento quando demoram para abrir, destroem o computador, TV, chutam máquinas como: caixa eletrônico, as que vendem refrigerantes, etc;

c) envolver-se em brigas de trânsito; em filas, enquanto aguardam atendimento, podem ter essa explosão

- Não aguentam levar fechadas, descem do carro para tirar satisfação, perseguem os carros. Elas chutam portas de veículos que invadem a faixa de segurança. Em filas elas não se contêm e gritam com os atendentes;

d) Sentem culpa, vergonha e arrependimento pela FORMA como reagem.

Importante: Essas reações de agressividade, por vezes, podem ser imediatamente interrompidas mediante um pedido de desculpas.

 




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Qual o preço de se buscar a perfeição?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.