Tratamento para controlar ansiedade exige equipe multidisciplinar?

por Eduardo Ferreira Santos

“Gostaria de saber como controlar ansiedade? Procuro psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra?”

Continua após publicidade

Resposta: Quando falamos simplesmente em ANSIEDADE entramos numa ampla gama de conceitos e definições.

A ANSIEDADE em si não é uma doença e sim um dos sentimentos naturais que surge quando algo ou algum acontecimento está por acontecer. Já nesta situação NATURAL ela pode aparecer de forma benéfica lançando-nos em busca do que ansiamos (como uma mão nos empurrando pelas costas) ou fazendo exatamente o inverso, tornando-se MEDO e nos impedindo de seguir adiante (como uma mão nos apertando o peito).

Sob o ponto de vista psiquiátrico, por outro lado, a ANSIEDADE pode aparecer desde um Transtorno de Personalidade (PERSONALIDADE ANSIOSA) que caracteriza uma pessoa que vive “prisioneira” de sua ansiedade, muitas vezes maximizando possibilidades e obstáculos e sempre sofrendo desse desconforto.

Há também o chamado TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG) habitualmente acompanhado de eventuais “ataques de pânico”, no qual a pessoa sente uma ansiedade constante e intensa sem que consiga encontrar conscientemente uma causa para tanto e para os ataques.

Continua após publicidade

Por fim, a ansiedade acompanha outros distúrbios psiquiátricos, como a depressão e as psicoses, sendo aí considerada uma comorbidade, isto é, um sintoma a mais do problema principal.

Portanto, o tratamento da ansiedade, se é que ele se faz necessário, depende de uma avaliação psiquiátrica rigorosa para que um diagnóstico (e consequente tratamento) seja realizado.