Existe tratamento natural para desintoxicar-se da cocaína?

por Danilo Baltieri

“Sou usuário de cocaína. Gostaria de saber se existe algo natural que possa ajudar na minha desintoxicação. Quero parar sem ter que ir numa clinica, assim minha família não ficaria sabendo.”

Continua após publicidade

Resposta: Na verdade, o tratamento médico e psicológico dos problemas relacionados ao uso de cocaína é bastante complexo e envolve múltiplas facetas. NÃO existe qualquer pílula mágica, natural ou não, que isoladamente possa fazer às vezes de um tratamento tão complexo.

A participação de membros da família e/ou de amigos não usuários no tratamento sempre é muito bem-vinda, tendo em vista que uma rede de suporte familiar ao paciente dependente é necessária.

Até o momento, não há qualquer medicação comprovadamente eficaz no tratamento da dependência de cocaína. Existem alguns estudos que apontam para o benefício de uma ou outra medicação em alguns tipos de pacientes dependentes de cocaína, mas isso deve ser avaliado por médicos especialistas em cada caso.

O tratamento em regime de internação, em clínicas ou hospitais, não é o único tipo de abordagem disponível. Aliás, existem indicações específicas para esse tipo de manejo, baseadas em critérios estabelecidos por associações médicas especializadas na área.

Continua após publicidade

Como você está tentando cessar o consumo dessa substância, o que deve ser altamente incentivado, procure um profissional especializado na área de dependências químicas afim de orientá-lo adequadamente. Infelizmente, na prática clínica diária, recebemos pessoas que tentaram muitas abordagens, digamos, “alternativas” sem sucesso, retardando a busca por uma abordagem mais séria e eficaz. Não perca tempo!

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

 

Continua após publicidade