Normal, oleosa, sensível ou seca; saiba como tratar de sua pele

Da Redação

De um modo geral, os princípios básicos para manter a saúde da pele são a higiene, a hidratação e o uso diário de filtro solar. “O importante é seguir sempre essas três recomendações apenas adequando os produtos indicados para cada tipo de pele”

Continua após publicidade

A pele é sempre um excelente cartão de visitas. Para causar boa impressão, ela deve ser muito bem cuidada. “A higiene diária e o uso de filtro solar são fundamentais para a saúde e beleza deste órgão tão precioso em nosso corpo”, afirma a cosmetóloga e bioquímica Joyce Rodrigues.

Pele normal – Com aparência saudável, a pele normal produz gordura na quantidade ideal e apresenta um tônus adequado de elasticidade. É macia, suave, de textura aveludada, sem poros dilatados ou brilho excessivo. Ela retém água na medida necessária para se hidratar naturalmente. Por ser equilibrada, possui a quantidade ideal de oleosidade. Raramente apresenta espinhas e cravos, nem qualquer sensação de incômodo. “A pele normal é muito fácil de cuidar. Basta higienizá-la diariamente pela manhã e à noite e usar cremes leves ou emulsão para hidratar”, diz.

Pele oleosa – É a pele que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas e, por isso, tem aparência espessa, brilhante e úmida. Encontrada principalmente em pessoas morenas ou orientais, possui poros visíveis, dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos e cistos em algumas regiões do corpo, em especial no rosto.

Em contrapartida, devido à grande atividade das glândulas, esse tipo de pele suporta melhor as ações de agentes externos e é mais resistente à ação do tempo. “A dica aqui é controlar a oleosidade excessiva. É preciso higienizar a pele duas vezes ao dia com sabonete em barra ou líquido que possua substâncias controladoras da oleosidade”, destaca a especialista. Para a hidratação, é necessário escolher produtos a base de gel ou gel-creme, porque são oil-free.

Continua após publicidade

Pele sensível – É o tipo de pele frágil, fina e bastante irritável. Fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos, como sol, cosméticos inadequados e variações climáticas. “As pessoas com pele sensível devem evitar formulações com ácidos e enzimas e produtos para o contorno dos olhos”, alerta Joyce.

Para hidratar, o ideal é usar cremes com Extrato de Camomila, Aloe-Vera, Alantoína, Extrato de Portulaca e Algas com pepino. “Deve-se priorizar o uso de produtos hipoalergênico e sem fragrância. Os esfoliantes estão proibidos”, completa.

Pele Seca – A pele seca costuma ser fina, opaca, áspera e sem brilho. Como perde água com facilidade, está mais propensa às rugas e ao envelhecimento precoce. “A sensação de estiramento é a principal queixa das pessoas que têm pele seca”, explica.

Continua após publicidade

Em geral, esse tipo de pele é mais comum entre mulheres de pele clara ou rosada. Pessoas que se expõe frequentemente ao cloro, a ambientes aquecidos ou com ar-condicionado têm mais chances de ter pele seca.

A dica aqui é usar emulsão de limpeza, demaquilantes e sabonetes em forma de creme, nunca em barra, para não ressecar ainda mais a pele. É aconselhável usar um tônico suave pelo menos três vezes por semana. “Produtos contendo Camomila, Azuleno, Aloe-vera e Calêndula podem ser ótimo aliados”, ressalta. Uréia, Silicone, Colágeno, Óleo de Canola, Aquaoporine Active e Ácido hialurônico também são recomendados para as peles secas.

De um modo geral, os princípios básicos para manter a saúde da pele são a higiene, a hidratação e o uso diário de filtro solar. “O importante é seguir sempre essas três recomendações apenas adequando os produtos indicados para cada tipo de pele”, conclui Joyce.