Pele jovem: Esclareça suas dúvidas sobre tratamentos faciais

Da Redação

É possível retardar o envelhecimento? Qual é o principal inimigo da pele jovem? Quando utilizar BOTOX ® (toxina botulínica) ou preenchimento? As respostas estão aqui

Continua após publicidade

1ª) Por que a pele do rosto envelhece tanto?

Resposta: O processo de envelhecimento da pele pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e envelhecimento extrínseco. O envelhecimento intrínseco é aquele previsível, progressivo com o passar do tempo, que ocorre de forma mais lenta e gradual. É comum aos órgãos e inerente ao próprio organismo.

Já o envelhecimento extrínseco é aquele provocado e influenciado por fatores externos, entre eles o maior vilão é a radiação ultravioleta (exposição ao sol). Ocorre de forma mais intensa nas regiões do corpo constantemente expostas, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos. É responsável pelo engrossamento da pele, pelo surgimento de rugas, manchas, e de alguns tipos de câncer pele.

2ª) Todas as rugas são iguais?

Continua após publicidade

Resposta: Não! Existem dois tipos de rugas, as dinâmicas e as estáticas.

As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão, por exemplo). Como conseqüência dessas freqüentes contrações, com o passar do tempo, surgem as linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), vincos entre as sobrancelhas. Essas são as rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão.

As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, pois são visíveis com o rosto mesmo em repouso. Elas definitivamente já “marcaram” a pele. São decorrentes do envelhecimento intrínseco em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas, que pioram e se acentuam com o passar do tempo.

Continua após publicidade

Esses diferentes tipos de rugas requerem diferentes tipos de tratamento, que também podem ser combinados, oferecendo aos pacientes resultados mais globais e harmônicos para toda a face.

3ª) É possível retardar o envelhecimento?

Resposta: Antes de falar sobre prevenção, é importante identificar quais são os fatores que mais interferem no envelhecimento. O excesso de exposição solar é um dos grandes responsáveis, pois os raios ultravioletas desencadeiam a quebra das fibras de colágeno e elastina, tornando a pele mais flácida, com manchas e rugas (fotoenvelhecimento). Outros vilões são o estresse (que acelera a produção de radicais livres), a má alimentação, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro. O processo de prevenção se inicia com uma revisão dos próprios hábitos e estilo de vida, seguidos de prevenção precoce, sempre com orientação especializada.

É unânime entre os especialistas que a prevenção ainda é o melhor caminho para manter a aparência mais jovem. Existem procedimentos e programas de tratamento adequados para cada tipo de pele e idade. Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença!

4ª) O que é preenchimento? Para que serve?

Resposta: O preenchimento é um procedimento médico para rejuvenescimento facial. A substância é injetada na pele com o objetivo de preencher as rugas e marcas profundas, remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios ou ainda para repor volume em áreas alteradas pelo processo de envelhecimento. É importante considerar que o preenchimento pode ser feito com diferentes tipos de substâncias, as permanentes, as semipermanentes e as absorvíveis.

5ª) Realmente precisamos de preenchimento?

Resposta: É inevitável que com o passar dos anos a pele envelheça, modifique e perca volume. O ácido hialurónico é uma substância presente na pele e produzida naturalmente pelo próprio organismo que cumpre a função de reter água, hidratando e conferindo volume à pele.

Com o passar dos anos e o processo de envelhecimento, o organismo humano diminui sua capacidade de produção de ácido hialurónico, enquanto aquele presente na pele se degrada, diminuindo a quantidade dessa substância na pele. O resultado é o aparecimento de rugas, flacidez, perda de volume, etc. Dessa forma, o preenchimento é sim adequado sempre que houver necessidade e indicação médica.

6ª) BOTOX ® (toxina botulínica) e preenchimento são a mesma coisa?

Resposta: Não. São procedimentos totalmente diferentes com indicações também diferentes.

O BOTOX ® não é capaz de conferir volume e não é utilizado para preencher os lábios. BOTOX ® atua relaxando os músculos onde é injetado e, portanto, é indicado para o tratamento das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas rugas que se formam com a ação dos músculos faciais. A substância ativa de BOTOX ® é a toxina botulínica tipo A, que é injetada diretamente no músculo responsável pela formação das linhas de expressão que estão em tratamento. Através desse relaxamento, que pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem de tratamento e plano de aplicação, as rugas são atenuadas ou até mesmo removidas.

Já o preenchimento é indicado para o tratamento de rugas mais profundas, causadas pela ação do tempo, aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso, caso do famoso bigode chinês, ou seja, as rugas estáticas. Essa substância é injetada diretamente na pele, preenchendo as rugas, os vincos ou mesmo preenchendo áreas com perda de volume.

Os dois tratamentos podem ser complementares. De acordo com as últimas tendências mundiais, o rejuvenescimento global é o novo enfoque dos médicos em seus consultórios. Diante disso, é cada vez mais comum a associação de técnicas de preenchimento, para rugas estáticas, contorno e reposição de volume com toxina botulínica tipo A para o tratamento das rugas dinâmicas. Neste caso, os resultados são bastante satisfatórios, pois o paciente rejuvenesce seu rosto na totalidade e de forma harmônica.

7ª) Nos lábios, é usado BOTOX ® ou preenchedor?

Resposta: Ambos os produtos podem ser utilizados no lábio, porém com finalidades diferentes. Se o objetivo é contorno e volume, é indicado o preenchimento.

O BOTOX ® é indicado para atenuar aquelas “ruguinhas ao redor da boca”, ou seja, aquelas que aparecem somente quando fazemos o “biquinho”, e é aplicado na região do buço, bem próximo aos lábios. Já o preenchedor também pode ser indicado para essas rugas, porém desde que elas não apareçam apenas quando fazemos “biquinho”, mas estejam visíveis com o rosto em repouso. Além disso, ele pode dar volume aos lábios.

8ª) Quais são as substâncias mais usadas para o preenchimento?

Resposta: As principais substâncias utilizadas para o preenchimento ácido hialurônico, colágeno, ácido poliláctico e polimetilmetacrilato.