Como se libertar do trauma da separação?

por Anette Lewin

“Estou sem condições de trabalhar. Minha noiva terminou comigo após cinco anos de convivência. Não sei viver sem ela, minha vida acabou. Parece que vou ficar doido, a saudade é muito grande. Será que ela volta para mim? Não consigo acreditar que o amor acabou. Meu pensamento está todo o tempo na imagem nela. Eu tenho muito ciúme.”

Continua após publicidade

Resposta: Todo processo de separação passa por diversas fases até que a pessoa, principalmente a que foi abandonada como é o seu caso, a aceite. Você, no momento, está perplexo e traumatizado. Seus pensamentos oscilam entre a certeza da perda (não sei viver sem ela) e a dúvida (será que ela volta para mim?) gerando uma sensação de que você está enlouquecendo.

Nesse momento, a melhor coisa a fazer é reunir forças para retomar a posse e a direção de sua vida, começando pelo trabalho. Ficar em casa se lamentando não ajuda, pelo contrário, só piora a sensação de abandono. Mesmo sem vontade, tente estar no meio de pessoas, distrair-se com coisas que você gosta de fazer e, se possível, frequentar lugares onde você possa conhecer gente nova. Tente tambem evitar se culpar pelo ocorrido, pelo menos neste momento.

Quando passar essa fase terrível, aí sim, é hora de você começar a refletir e analisar o que aconteceu. Parece que você foi pego de surpresa, ou, pelo menos não acreditava que essa relação pudesse terminar algum dia. Qualquer relação amorosa pressupõe um olhar constante, uma atenção para os sinais que são dados pela parceira apontando que algo não vai bem.

Provavelmente, nessa fase de análise, se você olhar para trás poderá perceber que esses sinais foram dados, mas você não estava preparado para entendê-los. E preparar-se para, numa próxima relação, captar esses sinais e usá-los para reverter a situação antes que ela se esgote. Sem culpas e com muita vontade de aprender com os erros e tornar-se um ser humano mais sensível, mais amadurecido e mais apto a conquistar pessoas e aprofundar relacionamentos.

Continua após publicidade