Fui vítima de sequestro relâmpago e fiquei muito traumatizada

por Eduardo Ferreira Santos

“Comecei a ter medo de tudo. Tenho tremores e impaciência com as pessoas. Não gosto de lugares com muita gente. Estou a ponto de ‘morrer’, fico nervosa e transpirando o tempo todo. Sinto dor nos ossos. Estou tratando com um psiquiatra e com uma psicóloga, mas não melhoro”

Continua após publicidade


“A ansiedade e o medo predominam nesse quadro, mas há também traços de depressão…”

Resposta: De fato, após passar por um incidente traumático como o que você passou, é comum que apareça o chamado Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), quadro amplo e complexo que afeta bastante o psiquismo da vítima.

A ansiedade e o medo predominam nesse quadro, mas há também traços de depressão que merecem cuidados especiais.

Com a medicação adequada e um tratamento em psicoterapia focal é possível reduzir e até mesmo eliminar esse quadro tão incômodo, embora ele possa ser persistente e resistente ao tratamento.

Continua após publicidade

A sugestão é falar com seu psiquiatra e lhe mostrar que não há melhora em seu quadro para que ele possa rever a medicação, pois são vários os medicamentos usados e cada paciente tem uma resposta diferente a cada um deles.

Na psicoterapia é importante focar o trauma e seus desdobramentos ou melhor, naquilo que está “escondido” em seu inconsciente e amplificando a situação vivida, de modo a “limpar” seu psiquismo para que você, aprenda com essa experiência (por mais dolorosa que ela seja), incorporando-a à sua história de vida e passe assim de vítima a sobrevivente.

Aliás, este é o nome de meu livro no qual abordo o tema e sugiro que você o leia: “De vítima a sobrevivente”, Editora Casa do Psicólogo.

Continua após publicidade