Aprenda a se conhecer

por Rosemeire Zago

Muito já se falou sobre a importância em demonstrar amor por aqueles que nos cercam e o quanto eles nos são importantes. No entanto, é igualmente valioso não esquecer o amor-próprio. Geralmente, as pessoas tendem a deixar-se de lado e esquecer suas reais necessidades e carências. É preciso desenvolver o amor-próprio, que surge através do autoconhecimento.

Continua após publicidade

A maioria tem uma certa resistência para olhar para dentro de si, temendo encontrar algo ruim. Esse medo pode ter origem na infância, quando se origina a crença de que não se tem nada de bom há oferecer. Para mostrar o contrário, passa-se a vida buscando aprovações, usando máscaras e fugindo de si mesmo. Só que essa realidade que foi criada não é real.

Não é porque algumas pessoas, talvez as mais queridas, não tenham percebido nossa capacidade, que teremos que acreditar que não temos nada de bom a oferecer. Elas é que não tiveram sensibilidade suficiente para nos perceber e sentir o que temos de mais caro: nossos reais sentimentos. Esquece-se que ao lado dos aspectos sombrios e negativos, que devem ser identificados, há os positivos, que precisam ser aprimorados e desenvolvidos.

Neste momento, vale lembrar aquela velha pergunta: "quem sou eu?" e respondê-la da forma mais honesta possível. É preciso ter coragem e agir com liberdade interna para reconhecer o que não é bom e esforçar-se para mudar o que for possível. Mas deve-se ter especial atenção aos verdadeiros tesouros que existem em seu interior, reconhecendo as conquistas já feitas até o momento e a perspectiva de se conseguir ainda mais.

A receita do autoconhecimento

Continua após publicidade

Uma boa receita para se conhecer mais é saber exatamente aquilo que se quer, quais objetivos se está disposto a buscar e trilhar o melhor caminho para isso. Também é imprescindível libertar-se da necessidade constante da aprovação dos outros e conscientizar-se que qualquer coisa que deva ser feita, será melhor se depender de seus próprios méritos, que sem falta modéstia, não são poucos.

Ainda mais importante do que saber o que se quer, é saber o que se sente. Procure descobrir seus reais sentimentos, identificando o que lhe faz bem e mal. Esteja certo, todas as respostas estão dentro de você. Para conseguir ouvi-las é preciso superar o medo da solidão, da rejeição, abandonar as culpas e autopunições, que não o levam a lugar algum e ouvir a voz do coração. É claro, sem esquecer de considerar também o lado racional.

Você pode começar examinando sua vida como um observador. Pergunte se você está onde gostaria, com as pessoas que gosta, sente-se bem com o que faz, se tem tomado decisões de acordo com sua vontade. Faça um inventário, pegue um papel e caneta e escreva tudo o que estiver sentindo, ou se quiser poderá gravar, deixe seu lado emocional vir à tona, não racionalize. No começo pode ser difícil, mas a tendência é que seus sentimentos comecem a fluir naturalmente. Depois use seu lado mais racional para ler o que escreveu ou ouvir o que gravou, e perceba onde é preciso atuar. Se a lista lhe parecer muito extensa, estabeleça prioridades.

Continua após publicidade

Essas descobertas podem ser feitas com as pequenas coisas do dia-a-dia, que por vezes lhe causam grande sofrimento sem que você perceba. O que lhe dá prazer nas horas de lazer? O que o diverte de fato? Cinema, vídeo, leitura, música, amigos? O que o impede de ir em busca de seus sonhos? Você sabe o que está procurando e precisando no momento? Passe o dia oferecendo-se a cada momento uma oportunidade única para descobrir quem é você e do que gosta. Essas pequenas observações podem aos poucos fazer com que você se conheça um pouco mais.

Faça todas estas perguntas a você mesmo e permita que uma resposta de cada vez forme-se em sua mente. Manter o diálogo interno é o grande segredo. Muitos consideram conversar consigo mesmo um sinal de loucura, mas é exatamente o contrário, é através deste diálogo que se desenvolve o autoconhecimento. Pergunte-se diariamente: "o que estou sentindo?" Esteja atento principalmente aos seus sentimentos e liberte-se das sabotagens, punição, culpas, medos, pois só assim você estará mais próximo de si mesmo e descobrirá que dentro de você existe alguém que é muito mais que um simples rótulo que um dia foi colocado por outrem.

Recomece com a certeza de ser capaz de realizar cada um de seus sonhos. Aproveite a oportunidade de se conhecer, quebre as resistências e as máscaras que o impedem de se ver como um ser humano inteiro que você é, com defeitos sim, mas também com infinitas qualidades.