DESTAQUES

Traumas na articulação mais utilizada no corpo: articulação temporo mandibular

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

 por Juliana Prestes Mancuso

"Cirurgiões bucomaxilofacais são especialistas nas áreas da boca, dentes, maxilares e estruturas associadas e podem diagnosticar problemas nas ATMs"

A articulação temporo mandibular (ATM), é uma pequena articulação localizada na frente da orelha onde o crânio e o maxilar se encontram. A ATM é a engrenagem e articulação deslizante que permite que o maxilar inferior (mandíbula) se mova e funcione. É a articulação mais constantemente utilizada em seu corpo.

Seus dentes também são muito importantes para que as ATMs desempenhem apropriadamente sua função.

Trauma e artrites também podem danificar as ATMs e inibir seu funcionamento apropriado.

Quando todos os elementos das ATMs estão em harmonia e funcionando apropriadamente, as articulações operam suavemente e sem problemas. No entanto, as disfunções das ATMs podem se desenvolver se esses elementos não estiverem funcionando como deveriam. Isso pode alterar não só a mastigação como também a sua coluna e postura.

As disfunções das ATMs podem ser relativamente pequenas ou extremamente dolorosas e potencialmente debilitantes. Estresse emocional acompanhado de bruxismo ou apertamento dos dentes podem desencadear sintomas nas ATMs, assim como espasmos musculares ao redor das articulações e dos maxilares.

Maxilares desalinhados ou alterações na mordida também podem resultar em problemas nas ATMs. Trauma direto no maxilar inferior, tal como um soco no queixo, pode deslocar o côndilo - saliência articular de um osso. Trauma indireto no maxilar inferior, como bater a parte de trás da cabeça na parede ou um acidente de carro no qual o passageiro estava com cinto de segurança, pode causar uma ruptura na articulação.

Disfunção do maxilar pode ocorrer nos músculos dos maxilares, uma condição conhecida como mialgia ou ela pode ser mais específica da articulação; nesse caso é denominada como osteoartrite. Artrites sistêmica ou localizada também pode causar dinfunções das ATMs assim como qualquer combinação dessas condições.

Quando sintomas das disfunções das ATMs aparecem, o médico deve ser consultado. Cirurgiões bucomaxilofacais são especialistas nas áreas da boca, dentes, maxilares e estruturas associadas e podem diagnosticar problemas nas ATMs por meio da utilização de uma variedade de ferramentas e técnicas. Se necessário, será sugerido encaminhamento a outros dentistas e especialistas médicos, como ortodentistas, dentistas especialistas em restauração dentária, fisioterapeutas, neurologistas, remautologistas ou psicólogos.

 




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.