DESTAQUES

Tudo em minha volta é lindo, mas sinto a tristeza tomar conta de mim

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Depressão, mesmo não grave, pode ter várias causas

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto-me triste e desanimada mas tudo em minha volta é lindo. Tenho meu trabalho, minha filha linda, meu marido... mas mesmo assim a tristeza toma conta de mim, um vazio, uma coisa ruim. O que posso fazer? Eu quero muito melhorar"

Resposta: Se tudo em sua vida está bem mesmo, como você afirma, deve, então, haver algo não muito bem "dentro" de você!

Provavelmente você está sofrendo de algum processo depressivo, não grave, mas o suficiente para alterar seu estado emocional.

Isso pode acontecer por vários motivos, desde disfunções hormonais (problemas na tireoide, por exemplo), tipo de personalidade (depressiva), diversos fatores biológicos psíquicos como falta de neurotransmissores e, até mesmo, por uma frustração na sua vida que você tenha evitado reconhecer como tal e essa ficou "mergulhada" em seu inconsciente.

Minha sugestão é que você procure, primeiro, um médico clínico (um ginecologista é o mais indicado, pois ele poderá avaliar todas as questões hormonais) e, depois, se for o caso, um psiquiatra com formação em psicoterapia (em qualquer linha, embora eu prefira a terapia existencial dialógica). Esta é a linha que eu pratico e, em casos como este, obtenho resultados muito bons, pois, no fundo, há uma enorme carência da pessoa em ser reconhecida como PESSOA e a Terapia Dialógica Existencial tem condições de propiciar esse reconhecimento, através do acolhimento, do diálogo, da confirmação da existência, da reorganização de conceitos sobre si mesmo, enfim, dar o "HABITE-SE" para que a pessoa se sinta integrada a si mesma através da relação.

Martin Buber, o filósofo existencialista, já dizia, lá pelos anos 30/40 que "Torno-me EU na relação com o TU".

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.