Entenda o vaginismo

Por Arlete Gavranic

Muitas mulheres reclamam da dificuldade em relação à penetração vaginal durante o sexo. Elas podem ter desejo e tesão, e até chegar ao orgasmo pela masturbação, mas não conseguem ‘permitir’ a penetração. Isso chama-se vaginismo. Ou seja, uma contração involuntária da musculatura da entrada da vagina, que impede ou dificulta a penetração.

Continua após publicidade

Algumas mulheres vão ter uma contração tão intensa que impedem totalmente qualquer penetração, em ouros casos ocorre uma contração da entrada da vagina que ainda permite uma penetração parcial, com dor ou não.

A maioria de casos de vaginismo está relacionada a questões emocionais. Existem exercícios que podem ser feitos, como provocar a excitação por meio da masturbação, começando a introduzir na vagina um dedo, depois dois, até chegar ao pênis. Mas poucas são as mulheres que conseguem fazer esses exercícios e chegar a uma vida sexual satisfatória com penetração, sem terem trabalhado uma série de conteúdos pessoais que podem estar envolvidos nesse vaginismo. Isso porque na maioria dos casos o vaginismo está ligado a um histórico de repressão sexual, com idéias de que sexo é ‘feio, sujo, pecado’…

Inseguranças nem sempre conscientes podem estar associadas ao vaginismo. Por exemplo a falta de confiança no parceiro, o fato de não sentir-se apoiada, defendida e amada por ele. Há autores que também avaliam o perfil de personalidade de mulheres muito controladoras, que tendem a apresentar essa dificuldade sexual.

Em alguns casos de vaginismo vamos encontrar um histórico de violência sexual, estupro ou abuso sexual na infância ou adolescência, mas isso não é regra.

Continua após publicidade

O quadro de vaginismo pode estar presente desde o início de sua vida sexual. Para algumas mulheres essa contração é impeditiva até de exames ginecológicos de rotina. Menos frequentemente, algumas podem ter essa dificuldade após um determinado tempo de vida sexual ou até em um relacionamento específico.

Gravidez com parto soluciona problema de vaginismo?

Sempre sou questionada por pacientes com essa dificuldade e por leitores do Vya Estelar se uma gravidez com parto vaginal ajudaria a resolver esse problema, isso é mito, a contração vaginal é involuntária e gravidez não tem nada com isso.

Continua após publicidade

A causa pode ser uma anomalia ou má formação?

Muito raramente. Existem mulheres que nascem com hímen fibroso, ele não se romperá facilmente, podendo provocar dor na penetração. A sugestão é retirá-lo cirurgicamente num ginecologista.

Outro caso raro é de uma anomalia de nascença, onde o canal vaginal pode ter um septo no meio que divide a vagina em duas partes. Para algumas mulheres essa anomalia não chega a comprometer a atividade sexual, mas outras terão dor e uma dificuldade de penetração, pois o espaço vaginal fica apertado demais para permitir uma penetração. Nesse tipo de caso também é possível fazer uma correção cirúrgica.

Caso não consiga superar o problema com o exercício sugerido, aconselho uma psicoterapia. Boa sorte!