Como anda a autoestima da mulher atual?

por Rosemeire Zago

Resposta: Acredito que mulheres e homens estão ficando mais conscientes de seu valor ou das conseqüências da falta do mesmo. Sempre houve mulheres em número elevado com baixa-autoestima, e ainda continua, com o diferencial que hoje elas buscam se conhecer mais e identificar a origem desse sentimento. Mas nem sempre é fácil assumir que não há consciência desse valor, pois as pessoas utilizam inconscientemente muitas máscaras, e acabam não 'enxergando' sua essência e seu eu verdadeiro (o self), gerando assim muitos conflitos internos.

Continua após publicidade

Busca pelo corpo perfeito não resolve problema de autoestima

O fato de a mulher hoje se turbinar e cultuar a busca pelo corpo perfeito, pode ser um sinal de baixa autoestima?

Resposta: Acredito que sim, apesar de quem faz tem muitos argumentos que irão melhorar, ou melhoraram, através de procedimentos cirúrgicos ou afins, como aplicação de botox, silicone, etc. Na verdade enquanto se busca a solução de insatisfações, frustrações, a não aceitação da imagem corporal ou de quem se acredita ser, através do externo, todo e qualquer método pode ajudar numa melhora imediata, mas na verdade constatamos que é apenas paliativo, pois num determinado momento de conflito, os sentimentos anteriores voltam com toda força anterior.

È preciso salientar e deixar bem claro que nenhum conflito interno é resolvido através do externo, pois por mais que se aumentem os seios, faça uma lipoaspiração, uma modelagem corporal, ou qualquer outro método, isso sequer atinge ou resolve o que de fato está no fundo da alma de uma pessoa.

Continua após publicidade

Por que as mulheres criticam uma as outras em relação a roupas, corpo e cabelo?

Resposta: As mulheres tendem a competir muito entre si, e a comparação acaba se tornando inevitável, além do que, enquanto uma pessoa está criticando a outra, ela na verdade pode estar se projetando através da outra, porém sem consciência desse processo, que acontece inconscientemente. Uma pessoa com autoconhecimento, ou seja, com consciência de é na verdade, consciente de suas máscaras e seu verdadeiro eu, geralmente através de um processo de análise ou psicoterapia, sequer se preocupa com o que a outra está usando, qual o corte ou cor do cabelo, pois aprendeu a voltar-se para si mesma, sem julgar o outro, pois aprendeu de fato, quem importa de verdade é ela mesma.

Atenção!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento

Continua após publicidade