Como não ser tão suscetível ao que os outros dizem e não me deixar abalar?

por Rosemeire Zago

"Sou muito sensível. Portanto, qualquer palavra pode me deixar pra baixo. Meu emocional já me trouxe muitas doenças e ainda continuo lutando com elas."

Continua após publicidade

Resposta: Ser vulnerável a opinião dos outros e se deixar contaminar é infelizmente algo muito comum, mas é possível, sim, não permitir que isso continue acontecendo. Geralmente isso ocorre em pessoas que tiveram sua educação baseada na opinião dos outros, podendo ter sido sempre comparada com o primo, irmã, vizinha, enfim, com alguém que era considerado sempre melhor, ou ainda, ouvindo o que “os outros” vão pensar, dizer, enfim, quando se aprende que a opinião do outro, seja esse quem for, deve ser sua norma de conduta. Com isso, registra-se que a opinião do outro vale mais que a própria, e depois, mesmo adulto, continua sentindo e agindo como se isso fosse verdade absoluta.

Procure identificar quando e como aprendeu a valorizar a opinião do outro mais que a sua. Pense em todas as situações que isso aconteceu. Vá aos poucos exercitando a valorizar tudo que pensa, sente, fala, faz, conquista, isso a fará se lembrar que sua opinião é a mais importante.

Evite também buscar pela opinião de outras pessoas, procure sempre ouvir sua própria voz, seus sentimentos e aja de acordo com esses, lembrando-se sempre que é sua opinião que deve ser considerada.

Você cita sua sensibilidade, como se ser sensível fosse algo negativo, mas não é ela que te faz sofrer, você só precisa aprender a canalizá-la para algo que te traga alegria e satisfação. Desenvolva sua sensibilidade para aquilo que gosta de fazer e assim, curar-se de suas doenças. As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não cacracterizam-se como sendo um atendimento.

Continua após publicidade