Como lidar com a vida sexual aos 80 anos?

por Margareth dos Reis

“Apesar dos 80 anos, ainda tenho ereção, não total… Mas fantasias eróticas de brincar com uma parceira. Em relação à minha mulher, não sinto mais atração sexual… Sublimar, tentar procurá-la? Falam em prótese peniana, seria o caso?”

Continua após publicidade

Resposta: Como você pode perceber, a sexualidade está presente em todas as fases da vida.

Veja que você relata fantasias eróticas, reage com ereção parcial, mas está sem saber o que fazer para ter uma ereção mais satisfatória e como conduzir a sua excitação, uma vez que perdeu a atração pela esposa.

Apesar de a diminuição da rigidez do pênis ser considerada uma das mudanças normais no funcionamento masculino em decorrência do envelhecimento, o seu primeiro passo neste momento deve ser em busca de uma consulta na área urológica.

Com o avanço da idade, os riscos de contrair enfermidades pode tornar a rigidez do pênis vulnerável a alterações dessa natureza, assim como, a função erétil insatisfatória; pode ser um sinal de algum problema que requer investigação clínica. Somente a partir dessa avaliação, o especialista poderá indicar a opção de tratamento mais adequada para o seu caso.

Continua após publicidade

Concomitante a isso, em relação à questão com sua esposa, a terapia sexual é recomendada para auxiliar no processo de adaptação do casal à nova fase de recuperação e preservação do bem-estar íntimo.