Quais são os primeiros sinais de que a vida sexual começa a esfriar?

por Sandra Vasques

“Um dos primeiros sinais de que a vida sexual começa a esfriar é a preguiça, difícil de passar, de querer transar”

Continua após publicidade

Resposta: No início da vida sexual de um casal, o desejo geralmente é intenso, pois existem muitas expectativas sobre o que virá.

Fantasias românticas ou mais ousadas que anseiam por se satisfazer. Nos primeiros encontros é natural que haja certo cuidado, certo descompasso, pois os dois estão se conhecendo, percebendo os limites e possibilidades um do outro, percebendo o que faz mais ou menos sucesso em relação às carícias.

Uma vez que esse primeiro momento passa, e os dois já têm noção do espaço que existe para brincar essa deliciosa brincadeira de quem já não é mais criança, então cabe investir na criatividade, no ato de surpreender, diversificar, para manter a chama da expectativa positiva acesa. É natural que ao invés de querer transar quase todo dia, um casal passe a se contentar com menos encontros na semana, pois, quando o relacionamento se intensifica, outras áreas da vida passam a adquirir mais importância e ocupar mais tempo e atenção. No entanto, se o sexo é bom, gostoso e importante para os dois, o desejo de estar juntos continua a existir e a busca acontece. Os dois procuram se estimular, oferecendo um ao outro o que já aprenderam que atiça o tesão.

Portanto, um dos primeiros sinais de que a vida sexual começa a esfriar é a preguiça, difícil de passar, de querer transar. Ficar todo dia no sofá, assistindo TV até tarde, até que o outro se canse e adormeça sozinho no quarto. Levar o filho prá dormir junto no mesmo quarto, diariamente, alegando que ele não consegue ficar sozinho. Dor de cabeça, cansaço, estresse, tudo isso realmente existe na vida das pessoas, mas se começam a acontecer com frequência, justamente na hora em que se sugere uma transa, o jeito é desconfiar que tem algo mais nessa história. Algo mais não significa outra pessoa e sim, um problema que precisa ser conversado e resolvido para que o sexo volte a ser interessante e estimulante para o casal.

Continua após publicidade

Tudo o que é bom a gente quer repetir. Assim se o sexo não anda satisfatório e até desprazeroso, a tendência é evitar. Mas atenção, nem sempre evitar o sexo significa desinteresse pela pessoa ou falta de amor. Pode haver dúvidas, principalmente do lado das mulheres, sobre ser certo ou não dar muita importância ao sexo no relacionamento. Ainda há muito preconceito e inseguranças que dificultam o entendimento de um casal.

A dica é não deixar esfriar demais. Inicialmente, apenas tente demonstrar claramente o desejo, sem deixar dúvidas sobre sua intenção. Dedique tempo, disposição e criatividade para isso. Se não houver uma resposta positiva, então o segundo passo é abrir o jogo e falar do que está percebendo, procurando saber o que está motivando a queda da temperatura. É possível descobrir que o interesse diminuiu muito ou acabou e faltava coragem prá encarar o fato. Mas uma boa conversa também pode ser o sopro que faltava para atiçar novamente a chama. De qualquer forma, é melhor enfrentar o problema e resolver, de uma maneira ou de outra, do que ficar arrastando um relacionamento insatisfatório.

 

Continua após publicidade