Violência urbana realmente pode fazer a pessoa perder o ânimo de viver?

por Eduardo Ferreira Santos

"Gostaria de uma resposta para meu problema: devido à tanta violência onde moro, estou perdendo o ânimo para viver. O que faço me ajude."
Enviado por uma leitora de Baraúna (RN)

Continua após publicidade

Resposta: Já há algum tempo vem se falando nos meios psiquiátricos que essa elevada onda de violência urbana e sua maciça exposição na mídia, pode levar algumas pessoas mais sensíveis a desenvolver um quadro psicológico como um "Transtorno de Estresse Pré-Traumático".

Isto é, mesmo sem ter sido vítima direta ou indireta de uma violência, o simples fato de se perceber suscetível a tantas atrocidades poderia, de fato, gerar consequências psicológicas danosas.

Um dos sintomas presentes no Transtorno de Estresse Pós-Traumático apresentado por quem viveu uma violência é exatamente essa perda de esperança no futuro, aliado a uma forte ansiedade e medo.

Portanto, o que você relata é exatamente o que temos observado em nossa sociedade que se sente desprotegida e constantemente ameaçada pelos mais diversos horrores praticados por verdadeiros "terroristas sociais", que é essa bandidagem toda que anda solta e impune, afligindo as maiores dores à população.

Continua após publicidade

Porém, vivendo em meio a isso tudo, o que eu venho dizendo com insistência é "Não é preciso ter medo, mas tenha, sim, muita cautela!"