Beleza em excesso atrapalha

por Sonia Corazza

Essa ideia de que beleza abre portas é verdadeira. Somos levados pelos sentidos de longa distância, visão e audição, antes mesmo de poder chegar mais perto e avaliar melhor o conteúdo de tudo ao nosso redor.

Continua após publicidade

O belo sempre atrai. Gostamos de mirar belas vitrines, jardins floridos, um pôr-do-sol cinematográfico. É então natural que uma pessoa jovem, bonita, bem vestida e atraente tenha entrada facilitada em locais públicos e até no âmbito profissional. Mas… e depois?

Bem… depois é com cada um, porque se a porta foi aberta e não houver conteúdo, nem atitude coerente com o esperado, certamente virão os chavões conhecidos, "olha a loura burra", "o bibelô que fala", "cuidado que o Johnny Bravo está ouvindo" entre outras. Além disso, beleza e juventude são valores temporais e fugazes.

Corpo em pauta

Nunca se falou tanto em calorias, energéticos, fitness, índice de massa corpórea, body pump, capacidade cardio-respiratória, etc…

Continua após publicidade

Enquanto o ser humano estiver sendo conscientizado de que o nosso organismo precisa ser continuamente ativado, exercitado, cuidado e estimulado, tudo bem.

A ordem do dia é o cuidado bem orientado, alimentação natural, integral, cronobiológica, exercício físico, adoção de condutas para uma vida mais equilibrada, a fim de obter bem-estar, saúde e melhor qualidade de vida.

O problema começa a aparecer nos desvios, quando se maximiza valores referenciais, pensando compulsivamente que aquele almoço tem 435 calorias, que se está empurrando só 95 quilos no aparelho de leg press, que a cintura precisa perder 3,8 milímetros até quinta-feira à tarde, que quatro novos fios brancos de cabelo teimam em aparecer sob a tintura de henna.

Continua após publicidade

Esse descaminho leva a estar sempre muito abaixo da nossa exigência, ou da exigência alheia…É isso que detona com a auto-estima e aí, numa simples entrevista inicial para solicitação de um empréstimo pessoal no seu banco, aquele do qual você é correntista a mais de 10 anos, você se sente fragilizado, inferiorizado, incapaz, desmerecedor dos ínfimos reais que pretende.

Autoimagem balanceada

Autoimagem balanceada, esta é a sensação chave para ser vencedor na vida, independente de ter nascido com o rostinho de boneca da Kate Moss ou o corpão bem talhado do Ben Affleck . Se você está feliz com seu corpo, se cuida da sua máquina motora corporal com conhecimento, com respeito, sabendo que a cada dia as funções vitais vão se tornando mais fragilizadas, desprovidas de mecanismos naturais reparadores e que você pode prover as necessidades de suprimento fundamentais para o equilíbrio perfeito, você é um vencedor!

E não pense que isso é difícil, é fácil, começa com um sono tranqüilo, avança para uma mesa farta de vegetais, legumes, frutas e carnes magras, se solidifica na caminhada diária, no alongamento dos músculos, na "puxada de ferro" bem orientada, se embrenha por uma afetividade verdadeira com as pessoas…. Assim, você vai refletir sempre uma imagem triunfante para qualquer tipo de situação, porque independente da cor, da forma, da idade ou do poder aquisitivo, você é a saúde em desfile.

O pior castigo não é ter nascido com um corpo e rosto perfeitos, ambos podem ser trabalhados pelas ciências cosmética, estética, fitness e nutrição. O problema realmente sem solução cirúrgica é a cabeça oca. Pensando assim, beleza demais só é problema se o corpo é única coisa que se tem para oferecer.