Tenho problemas de autoestima e só atraio as feias

por Rosemeire Zago

"Eu tenho muitos problemas de autoestima e não consigo namorar mulheres bonitas, só aparecem feias, por que isso acontece comigo? Também não consigo ter bom rendimento nos estudos."

Continua após publicidade

Resposta: A autoestima começa a se formar na infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Ou seja, as experiências do passado exercem influência significativa quando adulto. Pais exigentes, agressivos, críticos, que demonstram que a criança não é digna de confiança, criam filhos inseguros.

Os motivos por que isso acontece com você podem ser vários. É preciso identificar as possíveis causas através do processo da psicoterapia para que possa elevar sua autoestima e sua autoconfiança. Você já parou para pensar porque acaba atraindo somente mulheres feias? Será que não se considera capaz de conseguir alguém com as características que gosta? O mesmo vale para seus estudos, você não se considera capaz de ir adiante e por isso bloqueia sua capacidade? Procure dentro de você suas qualidades, comece a perceber seu real valor e acreditar que é merecedor de conseguir o que deseja.

Sofro de fobia social e gostaria de algumas dicas para me sentir melhor de imediato

Resposta: A fobia social se caracteriza por um medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho nas quais a pessoa sente um medo excessivo ou irracional interferindo significativamente na rotina normal. Há quase sempre sintomas de ansiedade, dificultado ainda mais o enfrentamento das situações. Diante disso entendo sua necessidade de dicas, mas não há receita pronta quando nos referimos às emoções, pois qualquer coisa que faça será apenas um paliativo, o que não resolve a causa, mas sim só ameniza os sintomas. O mais indicado é fazer meditação relaxamento ou yoga para aliviar as tensões e também psicoterapia.

Continua após publicidade