Deixei de viver minha vida para viver tudo com ele

por Anette Lewin

“Isso o incomoda, estou procurando meios de mudança, pois isso me prejudica demais. Mesmo sabendo disso, muitas vezes não consigo me controlar e me arrependo de ter feito isso. Só quero mudar e às vezes me sinto perdida. Ele tenta de tudo para que eu não seja encanada… para que eu confie nele… para que eu viva o meu momento… para que eu tenha uma vida particular e uma vida com ele. Não sei como sair disso. Você pode me ajudar?”

Continua após publicidade

“Às vezes o outro não se sente capaz de retribuir tanta ‘generosidade’…”

Resposta: Você parece ter colocado o casamento como meta principal em sua vida e deixou de avaliar o peso que isso poderia ter na vida do seu parceiro. Peso? Você perguntará. Sim, peso. Tente imaginar o contrário. Imagine que seu marido tivesse largado tudo por você: amigos, trabalho etc. Como ideia pode parecer muito romântico, mas no plano real, quem faz tudo pelo outro também exige que o outro faça tudo por ele. E essa expectativa pesa, e muito!

Às vezes o outro não se sente capaz de retribuir tanta “generosidade” e se sente encurralado. Talvez seja essa a situação em que seu marido se encontre.

Sair dessa situação não é difícil e depende de sua vontade pessoal e de um esforço para fugir da tentação de viver a vida dele e não a sua. Sim, porque provavelmente você está direcionando sua energia para a pessoa dele, o que ele faz, com quem fala etc, não é? Pense em direcionar essa energia que você usa no controle da vida dele para a sua própria vida. Se largou seu trabalho, busque um novo; se largou seus amigos tente retomar os vínculos ou criar novos; se parou de estudar, continue. Enfim, sua vida pessoal está aí para ser reconstruída com o investimento de boa vontade e amor próprio. Faça isso por você.

Continua após publicidade

Entenda que você só pode ser amada pelo que constrói . Não basta você conseguir seduzir um homem. Isso, aliás, nem é tão difícil. O mais importante é você conseguir reconquistar esse homem todos os dias. E isso depende do que você investe em si mesma para se tornar uma pessoa mais interessante é mais completa. É isso que seu marido está pedindo para você. E parece que ele gosta bastante de você para incentivá-la a ir ao encontro de si mesma. Aproveite esse ato de generosidade dele. Nem todos fariam isso por suas parceiras!

Talvez no início, tudo isso pareça difícil e sem graça; afinal, durante algum tempo seu foco foi seu parceiro e olhar para dentro de si pode gerar uma sensação de vazio e angústia. Se isso ocorrer, lembre-se, essa sensação é passageira e tenderá a desaparecer assim que você começar a encontrar atividades que a preencham. Evite desistir caso uma nova atividade não lhe pareça tão atraente no início. Lembre-se que aprendemos a gostar daquilo que se torna familiar para nós. Novidades não são gratificantes de imediato. Em geral, demoram algum tempo para que as sintamos como verdadeiramente prazerosas.

Quando você começar a perceber os resultados desse processo, entenderá a diferença entre a busca, trabalhosa, por uma vida que faça sentido para você e a aceitação passiva de se sentir a sombra do outro. Afinal, vale a pena lutar para se sentir a autora de sua própria história.

Continua após publicidade