Como conter a raiva do outro e evitar uma grande discussão?

por Elisa Kozasa

 
Recentemente, vi uma cena em que uma pessoa raivosa questionava outra sobre o porquê de determina tarefa ter sido realizada de maneira aparentemente demorada e, portanto, também negligente. Na realidade, não havia ocorrido negligência, mas a espera necessária de um processo que acontece quando uma decisão depende de várias etapas. A pessoa chegou já com o tom de voz aumentado e alterado e a outra sentindo-se ofendida, respondeu “à altura”.

Continua após publicidade

Naquele instante tive um clique: não precisamos reagir! Temos a possibilidade de escolher comportamentos e atitudes com resultados bastante distintos. Vejamos:

Primeiro

Escolhendo responder com raiva, somamos a raiva do outro à nossa, com resultados digamos… bastante explosivos! O resultado será o da soma de duas energias agressivas e com repercussões psicofísiológicas negativas que deverão durar dias. As pessoas sairão da situação com a pior impressão possível uma da outra. Dependendo do grau de envolvimento entre essas pessoas, poderá ocorrer taquicardia, tensão nervosa, dor de cabeça e até mesmo insônia. Um desequilíbrio com alto custo para ambas.

Segundo

Continua após publicidade

Escolhendo responder “engolindo sapo”, o outro descarrega o seu ódio e quem o recebe calado, fica se sentindo péssimo, por não ter tido a coragem de se defender. Se não somos capazes de nos defender e de cuidar de nós mesmos com carinho, quem o fará? O outro sairá se achando correto e tendo feito justiça, e o desentendido não será desfeito. Quem ficou calado por sua vez ficará pensando: “Por que não falei alguma coisa?” Se sentirá ainda oprimido, e talvez deprimido pela sua falta de assertividade.

Terceiro

Escolhendo desdenhar, “tiro o outro do sério”, novamente, não haverá nenhum desentendimento esclarecido. O outro sairá ainda com mais raiva e achando que estava correto. Dependendo de quem desdenhamos podemos pagar um preço alto a médio prazo…

Continua após publicidade

Quarto

Acolhendo a raiva do outro com um sorriso sincero, e com tranquilidade, usando palavras adequadas, explicando o que ocorreu, podemos reduzir a ira do outro e evitar que a nossa se manifeste. Em alguns minutos, podemos ambos nos sentir aliviados por ter esclarecido um problema e eventualmente podemos ainda nos desculpar por alguma falha. Nossos batimentos cardíacos voltam ao normal, a adrenalina deixa de provocar seu efeito e podemos ir tomar um chopp no final da tarde… só para relaxar! Final feliz!