Não importa a situação, você pode fazer o seu melhor

por Thaís Petroff


“Posso optar por fazer o meu melhor em cada momento de acordo com aquilo que percebo e assim construir vivências mais sadias”

Continua após publicidade

Diante de qualquer situação, podemos sempre escolher como agir. Podemos optar por nos comportamos de maneira impulsiva, raivosa, compreensiva, passiva, amorosa, culpabilizadora, etc.

Óbvio que quanto mais consciência se adquire, mais poder de decisão se tem, pois há a possibilidade de se sair do piloto automático. Mas essa consciência pode sempre ser aumentada.

Muitas vezes passamos por situações difíceis e ficamos confusos, tristes, com medo e raiva. Enfim, há possibilidades infinitas de reações diante de um mesmo estimulo.

Quem decide o que fazer não será ninguém mais do que nós mesmos. Não há nenhuma situação que já pressuponha um determinado comportamento. Quem define isso somos nós e em qualquer circunstância.

Continua após publicidade

Diante de um determinado evento, posso sempre parar para me perguntar como eu gostaria de agir, como me sentiria melhor se fizesse, qual seria o comportamento que traria mais bem-estar a curto ou longo prazo, que ação faria com que eu me sentisse em paz comigo mesma.

Tomada de decisão depende de satisfação a curto ou longo prazo

A decisão depende do critério usado para tomá-la. Como explicado acima, se meu parâmetro é pensar em prazer a curto prazo, minha decisão será diferente de se eu focar em satisfação a longo prazo. Por isso, é importante que avaliemos o que é mais importante para nós naquele momento, o que realmente ansiamos; para então poder nos apoderar do critério que auxilia essa escolha.

Continua após publicidade

Quando trabalhamos com a ampliação de consciência, buscando olhar com mais atenção para nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos podemos então ser mais donos de nós e fazer as coisas de modo mais integrado, diminuindo a possibilidade de culpa ou remorso posteriormente.

Posso optar por fazer o meu melhor em cada momento de acordo com aquilo que percebo e assim construir vivências mais sadias e também me sentir melhor comigo mesma.

Tenha em mente que ninguém melhor do que você mesmo para saber como lidar do modo mais adequado em determinada situação. Se você escolhe estar atento e fazer o seu melhor, não quer dizer que erros não ocorrerão, mas você estará muito mais no caminho da maturidade e de construir situações estáveis e saudáveis.