Uma visão holística sobre a menopausa

por Ângelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar a yoga terapeuta Dinah Rodrigues, autora do livro Yoga Terapia-Hormonal para a menopausa, apresenta uma abordagem holística e soluções naturais para o tratamento da menopausa. Ela explica que tratar da menopausa, não é só fazer reposição hormonal. Ela mostra como a menopausa afeta a vida da mulher nos planos: físico, sexual, emocional, intelectual e estético. Diz os quatro cuidados que devem ser tomados nesta fase e que a menopausa também tem seu lado positivo.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Dá para precisar em que idade a mulher entra na menopausa?

Dinah – Primeiramente vamos definir o que é menopausa.

Menopausa só é diagnosticada a posteriori, isto é, depois de um ano sem menstruações. Então o médico pode afirmar que uma determinada mulher entrou em menopausa numa data há um ano atrás. Baseada nesta definição, a mulher entra na menopausa entre 48 e 52 anos em média.  

Vya Estelar – Quais são os principais sintomas da menopausa?

Continua após publicidade

Dinah – Ondas de calor, suores , ressecamento vaginal (e das vias urinárias), dores articulares.

Sintomas emocionais : irritação, instabilidade emocional, crises de choro, dor de cabeça, enxaqueca, insônia, stress, pânico, etc. E temos também, por efeito da baixa de progesterona, desânimo, cansaço, depressão.

Sintomas intelectuais : memória fraca, dificuldade de raciocínio, preguiça mental, brancos de memória etc.

Continua após publicidade

Sintomas estéticos : queda de cabelo, unhas fracas, pele seca, aumento de peso, com a camada de gordura se localizando principalmente no abdome e quadril.

Vya Estelar – Mas algumas mulheres já sentem estes sintomas, inclusive irregularidades do cíclo menstrual sem parar de menstruar – elas já estão na menopausa?

Dinah – Alguns ginecologistas dizem que isto indica que a mulher já esta "entrando na menopausa". Mas isto ainda não é menopausa – é pré-menopausa. É uma fase em que o nível hormonal já baixou bastante e causa estes sintomas .
Assim chegamos a um outro conceito, "pré-menopausa", que é uma fase de baixa hormonal, em que já podem surgir alguns dos sintomas da menopausa, mas as menstruações ainda não cessaram por completo.

Vya Estelar – Há um pouco de confusão entre os termos relativos a esta fase. Você poderia esclarecer o que é climatério?

Dinah – Quando dizemos "climatério" estamos nos referindo a uma fase que abrange dois ou três anos antes da menopausa, já com alguns sintomas, até cerca de cinco anos depois da memopausa.  

Vya Estelar– Quais os cuidados que a mulher deve ter na menopausa?

1º) Dieta apropriada, com muitas frutas, verduras, cereais integrais, yogurte, geleia real, etc. Não há necessidade de ser vegetariana, apenas, nesta época, é prudente eliminar a carne de porco e comer poucas frituras.

2º) Todos os dias fazer um pouco de exercício, mas com moderação: como nadar não mais que 300 metros duas vezes por semana, caminhar ou fazer hidro ginástica duas vezes por semana.

3º) Ter acompanhamento médico regular.

4º) E principalmente fazer yoga-terapia-hormonal, conforme foi comprovado em pesquisa científica, eleva o nível hormonal em média 223% em 4 meses.

Vya Estelar – Existe algum cuidado, ou tratamento, que a mulher deveria fazer antes da menopausa?

Dinah – O que foi recomendado acima: dieta certa, exercícios e yoga-terapia-hormonal cuja prática eu recomendo iniciar aos 35 anos para impedir a queda hormonal que se inicia nesta idade. Aos 40 anos já existe em média uma queda significativa.

Vya Estelar – A menopausa interfere na vida sexual. Se interfere, é de que forma?

Dinah – Pelo efeito da baixa hormonal que de vários modos perturba a vida sexual, deminuindo a libido, (isto é o desejo e o prazer sexual.) Também através de alguns sintomas como por exemplo o ressecamento vaginal, que torna o ato muitas vezes desagradável e até doloroso. Mantendo o nível hormonal em um nível razoável, a menopausa não afeta a vida sexual.

Vya Estelar – Em geral de que forma a menopausa afeta a vida da mulher?

Dinah – Principalmente pelo efeito psicológico dos sintomas que diminuem a auto-estima. Mas alguns sintomas também desgastam como: insônia, dor de cabeça, dores articulares e stress. Mas eu devo afirmar que nem toda mulher tem todos estes sintomas e se os têm, poderão ser eliminados ou pelo menos minimizados ao reativar a produção hormonal.

Vya Estelar – Em quais aspectos ou de que forma a menopausa pode ser uma fase vantajosa?

Dinah – Bem, já vimos quanto de desconforto os sintomas de baixa hormonal podem trazer, mas trás também algumas vantagens que porém não estão associadas ao baixo nível hormonal (baixa hormonal só trás envelhecimento e sintomas como já vimos acima).

O lado positivo da menopausa

Vamos olhar a menopausa pelo lado positivo: nesta fase da vida, em geral os filhos já estão independentes não necessitando ajuda da mãe. Povavelmente a situação econômica do casal já está mais folgada, com menos despesas de escola e faculdade e sobra tempo para a mulher dedicar mais tempo àquelas atividades às quais ela renunciou por causa dos filhos. Ela pode agora retomar seus estudos, se dedicar à arte ou artesanato, conforme o caso, ou até fazer mais exercícios físicos.

Vya Estelar – Gostaria que a senhora explicasse o que é esta abordagem holística da menopausa?

Dinah – É abordar a menopausa considerando a mulher no seu todo, tanto o corpo físico como o corpo energético, cuidando da área psíquica e emocional. Um tratamento que não é holístico trata apenas um sintoma ou outro, ou receitando reposição hormonal.

Vya Estelar – O que é para a senhora corpo físico e energético e como a yoga-terapia-hormonal atua neste dois corpos?

Dinah – Corpo físico todos nós conhecemos e nos identificamos com ele. Quando nos perguntam identifique-se, nós dizemos nome, idade, altura, cor dos cabelos e da pele, e outras informações deste tipo. Este é o corpo físico.

Corpo energético é constituído de energia vital – ou prana. É esta energia que nos mantém vivos, nos movimentando, pensando, falando – corpo energético é o que nos fornece combustível . O corpo energético permeia nosso corpo físico e está estreitamente ligado a nossa glândulas, órgãos e sistema nervoso.

A yoga – terapia – hormonal age sobre estes dois corpos através de exercícios dinâmicos, pranayamas (respiraçõs específicas) e técnicas tibetanas.

Vya Estelar – Como a yoga-terapia-hormonal é uma solução natural para a menopausa?

Dinah – Esta técnica é direcionada especialmente a reativar a produção hormonal dos ovários, porém trás benefícios para o corpo todo – e é considerada uma solução "natural "para a menopausa porque eleva a produção hormonal e elimina sintomas sem usar medicamentos (como faz a reposição hormonal).

Vya Estelar – Daria para a senhora explicar uma simples técnica de relaxamento?

Dinah – As técnicas de relaxamento são inúmeras, mas simplificando podemos dizer que constam de 3 partes:

1º) – relaxar conscientemente a musculatura por partes (braços, pernas, etc)
2º) – concentrar-se na respiração ou num som.
3º) – visualização.

Este é um esquema simples que pode ser desenvolvido, mas para dar por extenso um relaxamento levaríamos cerca de uma hora.

Vya Estelar – Quais as conseqüências deste estado relaxado na menopausa?

Dinah – Tem efeito principalmente sobre os sintomas emocionais, o sistema nervoso. Dá também ao corpo uma oportunidade para se refazer, aumentando a resistência a doenças.

Vya Estelar – Existe algum mantra que a senhora indica para subir os hormônios na menopausa, já que certos mantras, não são tão benéficos. Quais não seriam benéficos e por quê?

Dinah – Na minha técnica uso alguns mantras, mas sempre ligados a um determinado exercício e não para uma prática continuada, durante uma meditação, por exemplo.

Vya Estelar – A senhora desenvolve também uma yoga-terapia-hormonal para os homens?

Dinah – Certamente, é a yoga-terapia-hormonal para andropausa, usando as mesmas técnicas, porém com exercícios diferentes.