Fundamentos da medicina Ayurveda

por Ângelo Medina

O Ministério da Saúde não reconhece a medicina Ayurveda, alegando que não existe comprovação científica sobre sua eficácia terapêutica. Por esta razão, no Brasil, o médico Ayurveda, recebe o certificado de terapeuta naturopata. Mas na prática, exerce as mesma funções de um médico, só que sob um ponto de vista holístico e através de métodos naturais.

Continua após publicidade

A diferença não pára por aí, o consultório do terapeuta naturopata Gilberto Coutinho é levemente aromatizado com incenso. Nas paredes cerca de vinte diplomas, acumulados em doze anos de trabalho, fazem contraponto com um quadro da sílaba OM (significa Deus ou som cósmico primordial) e com a escultura de Shiva – deidade mais famosa da Índia.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Gilberto diz que os três grandes suportes da qualidade de vida são o sono, a sexualidade e a alimentação. Ele fornece dicas para elevar o nível de saúde, combater o stress e a insônia através da medicina indiana Ayurveda. Esclarece a diferença entre meditar e relaxar. E revela os principais fundamentos da medicina Ayurveda e sua história. Ele ensina um mantra védico que proporciona bem-estar.

Vya Estelar – O que é a medicina Ayurveda?

Gilberto – A palavra Ayurveda origina-se do sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Ayur significa vida, e Veda, ciência. Portanto, Ayurveda pode ser traduzido como "A Ciência da Vida".

Continua após publicidade

O Ayurveda é considerado o mais antigo e o maior sistema terapêutico holístico e naturopático existente na atualidade. Naturopatia significa "prevenção e tratamento (cura) das doenças por meio da natureza". Esse aprimorado sistema de saúde foi criado pelos mesmos maharishis (grandes sábios e eruditos) que criaram também os originais sistemas indianos de meditação (Dhyana), de Yoga, de massagem terapêutica, de acupuntura Ayurveda e de astrologia.

O Ayurveda é muito mais do que um sistema holístico de saúde. Muitas vezes citado por alguns pesquisadores como sendo um "manual de sobrevivência para a humanidade", engloba agricultura, botânica, veterinária, filosofia, enfermagem, odontologia e outras ciências.

Vya Estelar – Como e quando surgiu a medicina Ayurveda?

Continua após publicidade

Gilberto – O "Charaka Samhita", considerado um dos mais antigos tratados de medicina Ayurveda, descreve o surgimento da terapia indiana através de uma reunião dos maiores rishis (sábios) da antiga Índia nas proximidades dos Himalaias. Eles tiveram o objetivo de reunir e sistematizar, todos os conhecimentos existentes, naquela época, a respeito das doenças e de seus efetivos tratamentos.

A medicina ou a terapia Ayurveda nasceu provavelmente, antes ou por volta de 6.000 anos atrás, com o ideal de erradicar do mundo os sofrimentos e as doenças, não apenas da raça humana mas também de todas as criaturas viventes.

Os três grandes suportes da qualidade de vida

Vya Estelar – O que você sugere para que as pessoas possam ter bem-estar e uma melhor qualidade de vida?

Gilberto – A medicina Ayurveda considera o sono (nidra), a sexualidade (abrahmacharya) e a alimentação (ahara) os três grandes suportes da vida, da saúde e da longevidade.

Dicas para uma vida saudável

Alimentação correta; respirar ar puro; exercícios físicos moderados e regulares; banhos freqüentes (para se evitar que as impurezas sejam reabsorvidas pela a pele); suadouros (para se eliminarem as impurezas do organismo); beber água em abundância; jejum moderado; o sono e o repouso são os restauradores do organismo; combater o fumo, o álcool e as drogas; banhos de sol, com moderação, nos horários recomendados (pela manhã, até as 10:00 horas; à tarde, após às 16:00 horas); higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos); alegria e otimismo; auto-estima (sentimento de que tenho valor e de que sou capaz); atividade sexual saudável e moderada; auto-realização e tratamento das enfermidades através de remédios botânicos e de procedimentos terapêuticos menos agressivos.  

Alimentação saudável é um santo remédio

Vya Estelar – Quais são os elementos essenciais para uma boa saúde?

Gilberto – Entre os fatores que mais influem na saúde integral, os hábitos alimentares são os principais. Adotar uma dieta balanceada, rica em fibras dietéticas (encontradas nas frutas, nos vegetais, cereais integrais e legumes), de natureza pura, saudável, fresca, nutritiva e livre de aditivos químicos (na medida do possível), à base de vegetais, frutas, cereais e pobre em carboidratos refinados (açúcares e amidos), em produtos animais e em gorduras saturadas (terrivelmente prejudiciais à saúde). Evitar as frituras. Preferir sempre as carnes magras e frescas. Dê preferência à carne de peixe, que é rica em gordura polinsaturada (saudável). Não fazer uso de carne de porco e de derivados. Beber, diariamente, pelo menos dois litros de água mineral (de melhor qualidade) ou purificada.

Vya Estelar – Teria como ensinar uma técnica de meditação ou de relaxamento?

Gilberto – Antes de tudo, é importante conhecer os significados de ambos os termos. 

Relaxamento

Relaxamento ou relaxação é a diminuição voluntária da tensão psíquica (emocional) e do tônus da musculatura. Método terapêutico que produz uma sensação de repouso e bem-estar e contribui para a recuperação das forças exauridas pelo stress e a fadiga física e mental. O relaxamento muscular é um estado no qual os músculos conservam apenas a contração ou a tensão mínima necessária à manutenção de seu tônus.

No Ocidente, devido a um engano na tradução pelos ingleses do termo sânscrito "dhyana", o termo meditação é muitas vezes interpretado como a ação de refletir profundamente sobre um determinado assunto ou coisa (objeto), ou ainda, uma oração mental. Refletir requer pensar, examinar e comparar os pensamentos, ou seja, manter a mente em atividade; o que não acontece no sistema de meditação indiana.

Meditação

Para o original sistema da filosofia yogue, meditação (dhyana) significa um estado psíquico de profunda e prolongada concentração (dharana). Nesse estágio, as distrações (os pensamentos e os sentidos), que podem vir a interromper a concentração, não chegam mais à consciência (a mente).

O praticante de meditação, bem treinado, é capaz de direcionar a sua atenção para um determinado objeto externo ou para uma região de seu corpo durante o tempo que quiser. A meditação yogue, originária da antiga Índia, é uma técnica que requer o controle do corpo, da respiração e da mente; na qual a mente se torna completamente livre dos pensamentos, para que a consciência humana atinja um estado de harmonia, de integração e de plenitude com a natureza (o universo).

Pode-se concluir, então, que o relaxamento neuropsíquico e muscular é importante para a prática de meditação.

Vya Estelar – Quais os benefícios do relaxamento e da meditação para a saúde?

Gilberto – Os benefícios fisiológicos mais observados são:

1º) Bem-estar: diminuição da tensão psíquica e muscular, diminuição das dores; diminuição dos sinais e dos sintomas do cansaço físico e mental; diminuição da atividade do sistema nervoso simpático – que tem a função de proteger o organismo contra um perigo imediato ou iminente.

2º) Freqüência cardíaca reduzida e batimentos cardíacos mais efetivos; pressão sangüínea reduzida; o fluxo sangüíneo é desviado para os órgãos internos, especialmente para os que estão envolvidos na digestão.

3º )Menor freqüência respiratória, porque a demanda de oxigênio é menor durante os períodos de repouso; menor transpiração, pois uma pessoa calma e relaxada não apresenta respiração nervosa.

4º) Aumento das secreções digestivas, melhorando a digestão; os níveis de açúcar no sangue são mantidos na variação fisiológica normal; maior disposição física e mental etc.

Recentes estudos e avaliações neurológicas no cérebro humano constataram que a meditação yogue, quando praticada regularmente, é capaz de estimular determinadas regiões do cérebro, por exemplo, a região frontal esquerda, sede das emoções positivas, ligadas à alegria, à afetividade, à benevolência e à solidariedade.

Vya Estelar – Quais dicas você daria para combater o stress e a insônia?

Gilberto – O stress, resposta do organismo a qualquer solicitação ou agressão que ele tenha de enfrentar, é um termo muito utilizado nos tempos modernos, em nossa sociedade acelerada. As pressões do trabalho, os problemas familiares, as dificuldades financeiras, o excesso de trabalho e de preocupações são bons exemplos de fatores "stressantes". Porém, o stress prolongado impõe uma carga muito intensa e nociva a muitos sistemas de órgãos, especialmente ao coração, aos vasos sangüíneos, às glândulas adrenais (que liberam adrenalina e são responsáveis pela manutenção do equilíbrio de muitas funções corporais) e ao sistema imune.

Principais armas de combate ao stress são : alimentação, atividade física, relaxamento, meditação, sono, higiene moral e otimismo

Os elementos essencias de combate ao stress são: apoio nutricional com níveis adequados de potássio, vitaminas B e C, zinco e magnésio), a atividade física moderada e regular, as técnicas de relaxamento, a meditação, o biofeedback (técnica terapêutica que visa o controle consciente de funções fisiológicas involuntárias como, por exemplo, a freqüência cardíaca), a auto-hipnose, o sono, o repouso físico, a higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos) e o otimismo.

Principais causas da insônia

Insônia é uma impossibilidade ou uma dificuldade para se adormecer e suas causas devem ser investigadas e tratadas, sendo as principais: ansiedade ou tensão psíquica; alteração ambiental; excitamento emocional ou intelectual; medo de insônia; fobia do sono; ambiente conflitante; dor ou desconforto; uso inadequado e noturno de cafeína e álcool.

Para o combate da insônia, é importante eliminar os fatores que interferem nos padrões normais de sono, como café, chá, coca-cola, álcool, hipoglicemia (baixa taxa de glicose), ervas que contenham estimulantes, maconha e outras drogas.

Um chá natural preparado à base de erva-cidreira fresca de folhas redondas e de laranjeira, adoçado com mel puro, tomado 30 minutos antes de se deitar, pode ajudar muito na conciliação do sono.

Segundo o tratamento Ayurveda, o mel não deve ser fervido ou aquecido, pois perde suas propriedades naturais. Deve ser adicionado após o preparo do chá, quando estiver morno.

Vya Estelar – Historicamente, quais foram as contribuições da medicina Ayurveda?

Gilberto – Centenas de anos antes de Cristo, o grande terapeuta Charaka já havia especificado as qualidades essenciais para uma enfermeira ou enfermeiro. Nesta época, já havia a necessidade de se ter cuidado com a boca e os dentes na preservação da saúde e no combate das doenças.

O grande sábio e terapeuta indiano Sushruta especializou-se em cirurgia e plástica, desenvolveu 121 instrumentos cirúrgicos e procedimentos cirúrgicos que ainda hoje fazem parte da moderna cirurgia.

A medicina Ayurveda estudou e catalogou plantas medicinais. Descreveu e registrou com perfeição a circulação sangüínea no corpo humano, alguns milhares de anos antes que o Dr. William Harvey (médico inglês) conseguisse descrevê-la no Ocidente.

A medicina Ayurveda foi a primeira a observar o diabetes.

Vya Estelar – Você sugere algum mantra?

Gilberto – Mantra é um som "especial" de poder que auxilia a mente a se concentrar e a transcender os estados comuns de consciência. Os mantras são também utilizados para se obter a cura de uma enfermidade, saúde, proteção, sabedoria e etc. Pode ser uma única sílaba, como "OM", ou conter diversos sons e palavras, que podem ou não ter um significado explícito. 

Mantra para o seu bem-estar

Um mantra de que gosto muito e em que acredito no momento ser muito importante para as pessoas e para o mundo é uma antiga oração védica. Ela deve ser mentalizada, ou verbalizada, diariamente, com concentração e sinceridade, as mãos justapostas (gesto de reverência e de interiorização) no centro do peito e na altura do coração.

Uma antiga oração Védica

"Oh! Senhor, criador do universo e doador da vida, sede benevolente com todos os seres viventes. Dissipai as trevas (a ignorância) e o sofrimento. Conduzi-nos à luz da sabedoria. Afastai de todos nós o ciúme, a inveja, a ganância e a violência e enchei nossos corações de amor e paz."