Existe vida após a morte?

por Ângelo Medina

O que acontece conosco depois que morremos? Esta é a pergunta que mais intriga toda a humanidade ao longo de sua história. O homem é o único ser ávido por esta resposta e que carrega consigo a inexorabilidade da morte.

Continua após publicidade

Vya Estelar entrevistou o parapsicólogo Hernani Andrade, 87 anos, estudioso do assunto desde os 16 anos de idade. Ele publicou o livro 'Morte – Uma Luz no Fim do Túnel' – ED. FE, onde fala sobre os indícios disponíveis sobre a vida após a morte.

Hernani não é adepto de nenhuma religião, mas diz que possui uma simpatia pelo espiritismo. É engenheiro e afirma que se serviu, inclusive, da física quântica para mostrar que existe um campo, que liga o espírito à matéria. Esta tese está publicada em seu livro 'Espírito, Perispírito e Alma'  E. Pensamento.

O parapsicólogo também é presidente do IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, que realiza pesquisas dos fenômenos paranormais, com sede em Bauru-SP. Em sete décadas de trabalho, Hernani pesquisou vários indícios como: reencarnação, transcomunicação, materialização, EQM, VLM, EFC e etc…

Vya Estelar – Quais são os indícios disponíveis da sobrevivência após a morte?

Continua após publicidade

Hernani – Existem várias indícios. Destaco o fenômeno da reencarnação, estudado pelo professor de psiquiatria e neurologia da universidade de Virgínia, Ian Stevenson, que coletou, durante três décadas, 2600 casos de crianças portadoras de recordações de vidas pregressas.

O déjà vu

Em adultos acontece o famoso déjà vu. Isto é, o reconhecimento de um lugar ou cena que nunca foram vistos antes. Pode ser também o reconhecimento de uma pessoa com a qual nunca se teve um relacionamento. Eu mesmo pesquisei 75 casos que evidenciam a existência da reencarnação.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Quais seriam os principais indícios?

Hernani – Eu consideraria pelo menos oito elementos pesquisados, principalmente, nos últimos 100 anos.

Vya Estelar – Quais seriam eles?

Hernani – Transcomunicação, psicografia, psicofonia, reencarnação, materialização, EQM, VLM e EFC.

Vya Estelar – Daria para falar sobre cada uma deles? 

Por Hernani Andrade

1º Elemento – Experiência de Quase Morte (EQM)

É o estado de morte clínica, experimentado por alguns momentos, de cinco até 10 minutos, após o qual a pessoa retorna à vida do corpo físico. Os relatos do que se passou, feitos, por indivíduos de várias culturas e credos, coincide com o que diz o espiritismo e demais religiões reencarnacionistas.

Relatos

"Quando saí do meu corpo físico, foi como se tivesse saído do meu corpo e entrado em algo diverso. Era um outro corpo… mas não era um corpo humano comum."

"Lembro-me de ter sido empurrada da maca até a sala de operações. Durante este tempo, ficava entrando e saindo do meu corpo físico e podia vê-lo bem de cima. Mas enquanto isso, ainda estava em um corpo, mas não num corpo físico, mas em algo que poderia ser descrito como um padrão de energia."

"Estava fora do meu corpo olhando-o de uma distância de cerca de dois metros. O lugar onde estava era um pouco mais alto do que a minha altura"

Os trechos acima mencionados, foram relatados ao dr. Raymond Moody por pacientes que tiveram morte clínica e voltaram à vida.

As nove situações mais comuns da EQM

a) Sensação de estar morto: A maioria se sente estranhamente flutuando sobre o seu corpo físico.

b) Sentimento de paz e alívio das dores.

c) Experiência Fora do Corpo – EFC : Quase sempre o paciente se vê fora do corpo, quando é dado como morto pelo médico. Nesse momento, sente-se flutuar e chega a ver o seu próprio corpo lá embaixo.

d) O Túnel: Essa experiência ocorre, segundo Moody Jr, depois que o paciente se sente fora do corpo e começa a perceber que está morto. A descrição mais comum é a de se ver impelido para o interior de um túnel escuro. Ao passar pelo túnel, encontra-se uma luz intensa. Nem todos se vêem num túnel. Há aqueles que se sentem subindo uma escadaria ou atravessando portais ornamentados e arcos; que representam a passagem para uma outra realidade, aonde é avistada a luz.

e) Seres de Luz: Após a travessia do túnel, ou de outras passagens, dá-se o encontro da pessoa com seres de luz. É freqüente a recepção pelos parentes e amigos falecidos. São descritas também paisagens e cidades com um belo visual.

f) O Ser de Luz: Depois do encontro com os seres de luz, amigos e parentes já falecidos, aqueles que estão passando por uma EQM geralmente se deparam com um ser de luz ainda mais elevado. Neste caso, quando se trata de uma EQM, a pessoa é avisada de que tem que voltar para o seu corpo terreno.

g) A Recapitulação: Os lances da vida do paciente surgem como se fossem revividos de uma só vez.

h) Rápida Ascensão para o Espaço: A passagem para o túnel não é uma regra geral. Há aqueles que experimentam uma espécie de "flutuação", durante a qual ascendem para o espaço. Alguns chegam a avistar o planeta Terra e os demais planetas.  

Jung viu o planeta Terra durante uma EQM

Em 1944 Carl G.Jung sofreu um colapso cardíaco, durante o qual teve uma EQM. Jung se viu fora do corpo, elevando-se no espaço exterior acima da Terra, de onde pôde avistá-la.

"Parecia- me estar muito alto no espaço cósmico. Muito ao longe, abaixo de mim, eu vi o globo terrestre banhado com uma maravilhosa luz azul." Carl G.Jung

i) Relutância em retornar: as pessoas se sentem bem com a morte clínica e acabam tendo relutância em retornar ao corpo físico.

Nem todas as EQMs são agradáveis

Pelas rápidas informações citadas, pode se dar a impressão que a EQM seja sempre um episódio suave e agradável, no qual mergulhamos em um mundo paradisíaco. Há relatos de EQM, dando conta de pacientes que se viram em situações apavorantes, comparáveis às regiões do inferno.

2º Elemento – Visões em Leito de Morte – VLM

D. Maria Aparecida se encontrava em estado gravíssimo, em um leito de hospital, devido há uma insuficiência cardíaca. Antes de sua morte, aconteceu o seguinte:

Duas enfermeiras se encontravam junto ao leito da moribunda. D. Aparecida afirmou ter visto, antes de falecer, a presença do ex-marido ao seu lado:

"Oh, o Pedro – seu falecido esposo – está aqui! Como ele está moço e bonito igual ao dia em que nós casamos" D. Aparecida

3º Elemento – Experiências fora do Corpo – EFC

Trata-se de um estado psicofisiológico, no qual a pessoa tem a sensação de se desprender e"flutuar" como se houvesse abandonado seu organismo físico. Seu corpo pode ser visto de uma certa distância. Em algumas situações, observam uma espécie de cordão que se estende do corpo material, àquele outro em que se encontram naquele momento. É um corpo sutil, capaz de pairar e ir para outros locais conforme a vontade.

A EFC pode ocorrer nas seguintes situações: durante o sono natural, anestesia geral, trauma violento capaz de provocar um desmaio, EQM, torturas, febres muito altas, intoxicações por drogas, afogamento ou em estado de grande crise por falta de alimentos.

4º Elemento – Transcomunicação

Trata-se da comunicação dada aos vivos por aqueles que morreram. Quando a transcomunicação é feita através de um médium, usa-se a sigla TCM – Transcomunicação Mediúnica. Se é feita por instrumentos como gravador, rádio, telefone, computador ou secretária eletrônica é chamada de Transcomunicação Instrumental. O professor de filosofia Konstantin Raudive chegou a gravar 72 mil frases ditas pelos mortos.

O caso de Monique Simonet

O gravador estava ligado e Monique começou a evocar a "presença" do seu pai, já falecido. No momento em que tomava café, Monique perguntou:

"Papai o senhor está aí? O senhor gostaria de tomar um café?"

Qual não foi a surpresa de Monique. Ao voltar a fita no gravador, a voz do seu pai respondia afirmativamente às duas questões.

O próprio poltergeist é um fenômeno de transcomunicação, pois é a movimentação de objetos que, teoricamente, seria realizada por mortos, com alguma intencionalidade.

5º Elemento – Psicofonia

A incorporação de um espírito no corpo de um médium.

6º Elemento – Psicografia

Escritas automáticas, feitas por um médium, relatando mensagens enviadas por um espírito. O maior fenômeno nesta área, no Brasil, é o médium Chico Xavier.

7º Elemento – Reencarnação

Estudos do psiquiatra Ian Stevenson, com 2600 casos investigados, revelam pessoas que trazem recordações de vidas passadas. Muitos desses indivíduos trazem marcas de nascença no corpo, onde sofreram ferimentos, que supostamente teriam vindos de suas vidas anteriores, já que tais ferimentos, são compatíveis com os relatos de suas vidas passadas

8º Elemento – Materialização

Os fenômenos de materialização de espíritos foram estudados pelos cientistas Willian Crookes, Charles Richet, barão von Schrenk Notizing entre outros.

Vya Estelar – Por que as pessoas temem e se fascinam tanto pela morte?

Hernani – O medo e o desconhecido geram curiosidade e fascínio. No meu caso, o interesse veio de uma curiosidade cientifica.

Vya Estelar – Partindo da hipótese de que existe um outro plano astral. Como seria o outro lado?

Hernani – Segundo o livro " Nosso Lar", psicografado pelo médium Chico Xavier, através do espirito de André Luiz, existe um mundo semelhante e parecido com o nosso. Porém, estratificado de acordo com o padrão energético ou nível de evolução espiritual de cada um.

Vya Estelar – Considerando que realmente exista a reencarnação. Qual seria o intervalo entre duas encarnações?

Hernani – O período entre duas encarnações é chamado de intermissão e é variável. Uma pessoa pode morrer hoje e reencarnar amanhã, daqui a oito anos, 250 anos ou até mil anos.

Vya Estelar – Qual a sua religião?

Hernani – Não sou adepto de nenhuma religião. Sou um aficionado pelos fenômenos paranormais, os quais estudo desde os 16 anos. Como sou engenheiro, através da física quântica, fiz experiências em laboratórios, com bactérias, e cheguei à conclusão que existe um campo ligando o espírito à matéria. Chamo este campo de biomagnético. 

Comunicado

O Vya Estelar não é adepto de nenhuma seita ou corrente religiosa. Não pretende e nem quer comprovar, com esta matéria, a existência de uma vida após a morte ou mesmo o fenômeno da reencarnação. A própria EQM – experiência de quase morte – não é aceita pelo meio científico. Este tema só foi colocado em pauta, por se tratar de um assunto que aguça a curiosidade, o fascínio e o interesse comum. Jamais iríamos poupar os nossos leitores de qualquer tipo de informação, mesmo que esta seja, para alguns, considerada polêmica.