Vença o medo de dirigir

Você sente um frio na barriga só de pensar em dirigir. Acha que todo mundo vai ficar te olhando? Tem medo que o carro pule ou "execute" algum comando contra a sua vontade?

Nesta entrevista ao Vya Estelar a psicóloga Neuza Corassa, autora do livro "Vença o Medo de Dirigir" – E. Gente, explica as origens e os sintomas deste medo e porque as mulheres sofrem mais deste mal do que os homens. Apresenta 14 dicas para ajudar a vencer o medo de dirigir e cinco dicas para se ter uma boa condução do carro no trânsito. E na sua opinião, quem dirige melhor o homem ou a mulher? Leia a entrevista e descubra.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Por que as pessoas estão com medo de dirigir?

Neuza – Os principais motivos são a falta de familiaridade ou falta de domínio da máquina, o medo de errar e o medo da crítica. O carro só começou a ser popularizado depois da Segunda Guerra, cerca de sessenta anos atrás. Portanto, é um elemento novo na história da humanidade, o que dirá na vida individual de cada um. Acrescente a isto a necessidade de usar o carro para ir ao trabalho, levar os filhos na escola, fazendo um contraponto com a síndrome do carro na garagem. O fato também de ter ficado mais fácil comprar um carro multiplicou este medo.

Vya Estelar – Qual é o perfil de quem tem medo de dirigir?

Neuza – Não importa o nível social, o sofrimento é o mesmo para doutores, donas de casa e engenheiros. Essas pessoas podem ter passado por alguma experiência traumática ou simplesmente, por um motivo não aparente, ficaram com um grau elevadíssimo de ansiedade, só de pensar em sair com o carro. A faixa etária mais atingida está entre 30 e 45 anos, porque dependem mais do carro no seu cotidiano.

Continua após publicidade

Vida ao carro

A fobia de dirigir leva a pessoa a distorcer a imagem do carro. A pessoa passa a dar vida a ele. E essa vida passa a ter um controle sobre esta pessoa.

Vya Estelar – Quem é mais atingido pelo medo de dirigir?

Continua após publicidade

Neuza – A mulher sofre muito mais deste mal do que o homem. Trata-se inclusive de uma questão cultural. O menino já começa a ter uma familiaridade com o carro desde criança, quando começa a brincar de carrinho. Com isso, o menino passa a entender o ato de dirigir e introjeta uma aprovação natural de que o carro é para ele.

Prazo curto e preço longo

Num contexto histórico cultural, dirigir sempre foi considerada uma atividade masculina. Uma mulher hoje, na faixa etária entre 30 e 45 anos, normalmente sempre viu na direção de um carro o modelo masculino. Porém, com a mulher assumindo papéis que até então eram de exclusividade masculina, como trabalhar fora, ser a responsável pela manutenção da casa e da família, assumiu também a responsabilidade de dirigir, além da jornada de ter que cuidar da casa. Não é fácil para a mulher lidar com essa inversão num prazo relativamente curto.

Vya Estelar – Quais são os sintomas mais comuns de quem está com medo de dirigir?

Neuza – Sono agitado, tremedeira nas pernas, transpiração excessiva e taquicardia.

Vya Estelar – Este medo tem a ver com o trânsito de uma cidade grande ou cidade pequena?

Neuza – Como já disse, a pessoa que possui este medo, distorce a imagem do carro, humaniza este carro. Portanto, é uma relação interna dela com o carro. Para esta pessoa o medo será o mesmo em qualquer lugar.

Vya Estelar – Que dicas você daria para a pessoa vencer o medo de dirigir?  

Dicas para vencer o medo de dirigir

Não brigar com o medo, pois este medo é um mecanismo de defesa que vem para protegê-lo, portanto você vai vencê-lo. Acomodando conquistas que vem aos poucos.

Perca o medo de ligar o carro, depois o da garagem, depois o de andar no bairro…

Não tenha pressa de vencer este medo. Vencer o medo de dirigir o carro não depende de força de vontade e sim de mudança de comportamento. É preciso convencer de que isto acontecerá de maneira gradativa.

Dirigir é uma tarefa feita de movimentos repetitivos. Portanto, basta dar crédito à sua capacidade de dedicar-se à repetição, sem ser muito exigente com você.

Aproxime-se do carro e comece uma amizade com ele, se sentir necessidade.

Aproxime-se do carro quantas vezes quiser sem o compromisso de ligá-lo.

Ao entrar ajuste o banco de forma confortável.

Seu carro é apenas um objeto ele não tem vida. Você é quem domina o carro.

Se quiser ligar o carro, poderá fazê-lo é sinal de que a sua ansiedade está em um grau menor, apesar do frio da barriga, preste atenção se está em porto morto e tome cuidado para não trocar o freio pelo acelerador.

Não dê importância às pessoas que entram ou saem da garagem ou passam na calçada. Elas estão envolvidas em seus problemas e não vão avaliar você.

Comece dando voltas nas quadras do seu bairro em horários sem movimento. Depois com pouco movimento e posteriormente com movimento. Uma boa medida é fazer isto no domingo, dia pouco movimentado.

Procure escolher caminhos que você percorre no dia a dia .

Descomplique, de cada dez locais que você for com o carro, nove serão sempre os mesmos: a escola do filho, a academia, o trabalho, o supermercado…

Dirija primeiramente durante o dia para depois dirigir à noite e aí então dirigir em dias de chuva.

Vya Estelar – Como é o fato da frustração ir para o trânsito?

Neuza – A pessoa trabalha um dia inteiro, não consegue fazer tudo, dorme, levanta e começa tudo de novo. Isto gera frustração. Pode vir também de um trabalho não prazeroso, mas necessário para dar conta desta corrida desenfreada. No fim, toda a raiva e frustração reprimida podem ser jogadas para fora no anonimato do trânsito.

Vya Estelar – Quais seriam as dicas para uma boa condução no trânsito? 

Boa condução no trânsito

Procure levar a educação e o bom tratamento de sua sala de visitas para o trânsito.

Preste atenção se você xinga muito. Não se deixe escravizar pelo carro. Você é superior.

Após uma briga ou discussão não dirija, sua tensão pode atrapalhar seu estado normal e você perderá a naturalidade dos movimentos.

Se você tiver num congestionamento não buzine. Se alguém parou é porque teve algum motivo.

Saia de casa com uma certa antecedência para seus compromissos, para não ficar estressado no trânsito, ansioso para chegar no compromisso.

Vya Estelar – Cada vez mais carros no trânsito. Como deve ser vista a questão do espaço?

Neuza – Em primeiro lugar, ninguém é dono do trânsito. A tendência é achar que o problema está no outro. Esta situação só será resolvida de maneira mais ampla, a médio prazo, quando todos estiverem envolvidos e preocupados com o problema: motoristas, engenheiros de tráfego e psicólogos.

Vya Estelar – Como a pessoa deve agir na hora de prestar exame para tirar a carteira de motorista?

Neuza – Não é preciso achar que tem que dirigir muito melhor do que o de costume. Mostre apenas o que sabe para o examinador dizer OK.

Vya Estelar – Quem dirige melhor, o homem ou a mulher?

Neuza – Não existe quem dirige melhor. Na realidade, são diferenças da vida que vão para o trânsito. São formas de dirigir diferentes, que no fim se complementam. Cada sexo deveria se complementar com as qualidades do sexo oposto. Basicamente o homem é mais prático e a mulher é mais cautelosa, até pelo próprio dom da maternidade.

Vya Estelar – Existe um modelo de carro mais favorável para quem tem este medo de dirigir?

Neuza – Evidentemente o carro quanto menor melhor, pois possibilita um uma melhor visão e uma maior facilidade para manobras.

Vya Estelar – Qual é a diferença entre medo de dirigir e a fobia de dirigir?

Neuza – O medo de dirigir, como o medo em geral, é uma emoção natural do ser humano. O medo nos protege. Ele funciona como uma espécie de sinalizador para nos precavermos de perigos reais. O medo ocorre em situações que exigem atenção, como quando precisamos atravessar uma rua movimentada, quando vamos dar uma palestra ou "fazer bonito" num espetáculo de dança ou teatro.

Fobia

A fobia é uma espécie de medo acentuado, excessivo, desmedido, na presença ou previsão de encontro com o objeto ou situação que causa ansiedade. Só de pensar em dirigir, a pessoa já se sente ansiosa, mesmo longe do carro.