Os 10 tipos de pessoas insuportáveis

por Angelo Medina

Relacionar-se com alguém é igual a telefonar. Tem que discar os números na ordem certa se quiser completar a ligação. Se pular um número, não vai conseguir." É com está máxima que a atriz e comunicadora Bruna Gasgon, integrante do elenco de Trair e Coçar É Só Começar, há 12 anos em cartaz, atualmente no teatro Paulo Eiró, em São Paulo, inicia sua palestra "Como conviver bem com as pessoas que você não suporta", na qual contracena com o ator Julio Lopes, situações típicas do cotidiano, revelando o comportamento e as atitudes das pessoas tidas como insuportáveis.

Continua após publicidade

A palestra é uma espécie de manual de sobrevivência na selva dos relacionamentos e fornece dicas para lidarmos com aquelas que pessoas que vivem no melhor estilo "Eu contra o mundo". Bruna classificou estas pessoas em 10 tipos. Destacam-se o Brucutu, O Kid Tocaia, o Rambo, o Frente Fria e por aí afora… Bruna afirma que algumas pessoas são insuportáveis full time e precisam de terapia, mas que todos nós, em certos momentos da vida, somos insuportáveis. A atriz arremata dizendo que é muito difícil colocar em prática todas as suas dicas, mas não impossível.

Vya Estelar – Por que todos nós às vezes somos insuportáveis?

Bruna – Porque não existe uma pessoa 100% certa para todas as pessoas do mundo. Porém, existe uma diferença entre ser e estar insuportável detectada por psicólogos e médicos. O insuportável fica neste estado 24 horas por dia, mas nós nos identificamos com estes tipos, em alguns momentos da nossa vida, quando ficamos insuportáveis.

Vya Estelar – Como você chegou nos 10 tipos de personalidades insuportáveis?

Continua após publicidade

Bruna – Estes 10 tipos sintetizam as personalidades mais comuns encontradas em nosso cotidiano. Fiquei durante um ano e três meses pesquisando trabalhos de analistas do comportamento humano, como os médicos naturopatas americanos Rick Brinkman e Rick Kirschner, para "amarrar" estes 10 tipos.

Vya Estelar – Temos que construir um personagem para conviver com o outro? Como é isto?

Bruna – Ninguém age na no trabalho como age em casa. Temos máscaras sociais. Portanto, temos que criar uma personagem para podermos conviver na selva dos relacionamentos e para sobreviver. Não existe, no entanto, uma falsidade nisto, pois quando começo a tolerar o outro já criei um personagem. Engolir um sapo, é um bom exemplo de se construir um personagem.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Qual é a diferença entre a pessoa real e a pessoa imaginada?

Bruna – A pessoa imaginada é como achamos que realmente somos e a pessoa real é a pessoa que os outros enxergam na gente. Sempre nos vemos com baixa auto-estima, fruto de coisas ruins que nos marcaram profundamente, de forma inconsciente, chamadas de registros negativos. Temos que pegar estes registros e jogar fora. Falo isso porque os outros quando avaliam a nossa performance e o nosso desempenho, têm uma impressão melhor do que a que tivemos.

Vya Estelar – O que é o foco e como detectar o foco do outro?

Bruna – Foco é modo como você se relaciona com o mundo. As pessoas possuem dois focos: o foco na tarefa e o foco nas pessoas. Antes de estourar com alguém, procure ver qual é o foco do outro, com isto o seu grau de tolerância será bem maior, porque você vai perceber que não foi nada pessoal. Entre os 10 tipos insuportáveis existe o Quebra Galho que possui o foco nas pessoas, sempre querendo agradar a todo mundo. Já as pessoas que possuem o foco na tarefa, são ríspidas e exigem muito no trabalho, mas não é uma questão pessoal. Conhecer o foco do outro ajuda a reduzir em 50% a irritabilidade.

Vya Estelar – Colocar suas teorias na prática para viver bem na selva dos relacionamentos não é nada fácil, não é?

Bruna – Realmente é complicado pegar um tipo truculento como o Brucutu e o Rambo para conviver com a fragilidade de um Frente Fria ou Roda Presa. A partir do momento, que tentamos perceber porque a pessoa agiu daquela maneira, ou analisando se foi com o foco na tarefa ou na pessoa, a ficha cai e as coisas começam a ficar mais fáceis.

Saco de batatas

É aquela velha história de carregar dois sacos de batatas um na frente e o outro nas costas. Se imaginarmos que este saco de batatas são os defeitos, vamos perceber que as batatas do saco da frente são os defeitos dos outros e as do saco de traz, os nossos defeitos, difíceis de enxergar. Procure perceber porque o outro é infeliz, qual foi a sua trajetória. Conhecendo melhor o outro você muda de atitude e você mudando de atitude o outro muda também. Não é o outro que tem que mudar, é você que tem que mudar.

Vya Estelar – Entre os 10 tipos de insuportáveis qual é o mais perigoso?

Bruna – É o Kid Tocaia, pois ele fala coisas negativas, mina o ambiente e diz que é brincadeira, ou seja, ele está em tocaia na brincadeira.

Vya Estelar – E qual é o tipo mais difícil?

Bruna – Os mais difíceis de conviver são o Roda Presa e o Frente Fria porque são muito embotados no negativo.

Vya Estelar – Dicas para conviver bem na selva dos relacionamentos?

Bruna – Tenha compaixão, veja pelo que a pessoa passou. Seja tolerante e olhe para os seus defeitos, tente se adaptar e mudar de atitude. Avalie o foco e a intenção do outro. Ao mudar a sua atitude o outro muda também.

Os 10 tipos insuportáveis

Por Bruna Gasgon

1. O Brucutu: Bruto, atrevido, contundente e feroz. É top de linha em matéria de atitude agressiva.

Pode ser:

O chefe ou cliente.
O pai ou a esposa.

Para lidar com ele

Controle seus impulsos.
Não vire um Brucutu também·
Exija respeito·
Durante o ataque não mude de posição·
Imagine-o como um brinquedo de corda, que precisa parar de rodar.

2. O Kid Tocaia

A especialidade dele é deixar você com cara de trouxa, seja com ironia ou comentários maldosos. Vai minando por trás, sua relação com as pessoas.

Pode ser:

O homem que não admite ser mandado pela mulher.
Alguém mais velho que não aceita ordens dos jovens·
Um funcionário preterido em promoção no trabalho·
A apaixonada que foi trocada pela amiga.

Como lidar com ele

Não demonstrar que não gosta de gozações·
Se ele sentir que não pode atingí-lo, a brincadeira acaba·
Desenvolva o "interesse divertido", vire o jogo com piadinhas contra ele.

3. O Sabe Tudo

É competente, culto, confiante e franco. Por isso é muito autoritário. Não tolera ser contrariado ou corrigido. Quando sua opinião é desafiada, põe em cheque o conhecimento alheio. Gosta de falar e não gosta de ouvir os outros.

Como lidar com ele

Frente a ele, supere a tentação de ser como ele, um "Sabe Tudo"·
Supere a tentação de se ofender·
Seja paciente e flexível·
Adote-o como guru.
Você vai se aperfeiçoar em alguma coisa e ele passará mais tempo instruindo que obstruindo.

4. O Pensa que Sabe

Não engana todo mundo o tempo todo, mas engana alguns parte do tempo.
Tem o desejo de ser reconhecido.
Quando se sente menonsprezado, arrisca tudo.
Tem uma qualidade: procura saber o suficiente, para parecer que conhece tudo.

Como lidar com ele

Não o desafie, pois contra-ataca com enorme pretensão, sustentando o que diz·
Tenha compaixão·
Ele deve ter tido uma infância infeliz·
A vida é dura para ele o "show não pode parar".

5. O Rambo

É primo do Brucutu. Entra em cena explodindo a esmo, com bobagens que nada têm a ver com a situação em que se encontra. Alguns explodem com desconhecidos, outros só com os que lhes são queridos. Os Rambos se odeiam por explodirem e fazerem cenas. Se detestam quando perdem a cabeça.

Como lidar com ele

Não exploda também·
Saia de fininho e o deteste à uma distância segura.
Pense… "Ele é a doença, eu sou a cura"·
Pare de acusá-lo daquilo que ele mesmo se acusa.
Encare-o como um bebê de 2 anos.

6. O Quebra Galho

No esforço de querer ser amigável e ajudar, promete tudo sem avaliar direito se poderá cumprir. Sobrecarregado, pensando nos outros, esquece de si mesmo. Aí fica frustrado e magoado. Vive em função dos desejos alheios. Não sabe dizer não. É gente boa.

Como lidar com ele

Não o culpe nem exija satisfação. Vai matá-lo de vergonha·
Tenha paciência·
Ajude-o a se organizar, que com o tempo ele se revelará um colega de trabalho e um amigo melhor do que se esperava.

7. O Roda-Presa

Não anda. Espera que a melhor solução se apresente. Às vezes é tarde demais. Tem medo de tomar a decisão errada e ter que enfrentar as conseqüências. Não consegue se decidir, pois só vê contras nas situações.

Como lidar com ele

Irritar-se é inútil·
Não tente empurrar um Roda-Presa, pois ele vai travar seu empurrão com novas incertezas·
Tenha entusiasmo e sensibilidade para ajudar·
Ensine-o a ter um método sistemático de escolha·
Ensine a ele suas estratégias de decisão.

8. O Enigma

Quando se fecha, não há quem o faça falar o que está acontecendo. Não diz nada. Quer ser eficiente e amigável. Quando não consegue, se retrai. O silêncio é a mais passiva das respostas, e uma espécie de ofensa velada. Embora pareça que está fugindo ficando calado, interiormente está cozinhando um caldeirão de hostilidades, que quando transborda, desconta sua fúria em objetos. Chuta portas e cadeiras e quebra coisas.

Como lidar com ele

Vá devagar para não piorar as coisas.
Não o pressione·
Aparente calma e despreocupação·
Faça perguntas objetivas, mas como quem não quer nada : Quem, onde, como? Sem ninguém por perto·
Leve na brincadeira.

9. O Frente-Fria

Sombrio e desanimador, não há quem resista à seu baixo astral. Só encontra defeito em tudo e em todos. Quer prevenir o fracasso antes mesmo de agir. Seu pessimismo solapa a motivação dos outros e obstrui o progresso. E acredita no que diz.

Como lidar com ele

Tenha compaixão e paciência·
Tente imaginar o que ele já passou na vida para ser assim·
Leve-o da estagnação para a inovação·
Tente desVyar a maré de pessimismo·
Não tente convencê-lo de que as coisas não são assim tão ruins, pois aí ele vai tentar convencer você de que tudo é muito pior.
Cuidado para o pessimismo não tomar conta de você.

10. Disk-Problema

É primo do Frente-Fria, chafurda na desgraça. Reclama de tudo.

Como lidar com ele

Cuidado para não virar um Disk-Problema·
Não concorde·
Não discorde·
Não tente resolver os problemas dele·
Tenha compaixão e paciência·
Tenha compromisso ao tentar ajudá-lo.
Crie o Disk-Solução. Se não der linha, desligue.