Entenda as terapias alternativas

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o médico Alex Botasris que acaba de lançar seu sétimo livro Medicina Complementar – Vantagens e questionamentos sobre as terapias não-convencionais (Editora Nova Era), esclarece as principais dúvidas sobre as terapias alternativas.

Continua após publicidade

Alex além de ser médico formado pela UFRJ, é especializado em acupuntura e medicina chinesa na Sociedade Internacional de Acupuntura (Paris) e na Universidade de Pequim. Botsaris é presidente do IBPM – Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais.

Vya Estelar – Qual é a real eficácia das terapias não-convencionais?

Alex Botsaris – As terapias são muito heterogêneas, por isso não é possível generalizar. Existem terapias tradicionais que passaram por um forte crivo do processo tradicional por milhares de anos e já têm evidências científicas que funcionam, como a acupuntura. Outras foram criadas há pouco tempo (algumas dezenas de anos) e não possuem ainda suporte da ciência. Mas podemos considerar que, de forma geral, elas trazem algum benefício para os pacientes em menor ou maior intensidade, pois sem isso é pouco provável que conseguissem sobreviver e se perpetuar no tempo.

Vya Estelar – Quando e por que utilizá-las?

Continua após publicidade

Alex Botsaris – Encarando pelo aspecto geral, as terapias complementares podem reduzir o estresse e promover o bem-estar. Por isso têm um papel muito importante na prevenção de doenças da modernidade como hipertensão, ansiedade, insônia …

Vya Estelar – Em quais casos seriam contra-indicadas e por-quê?

Alex Botsaris – Qualquer tratamento ou qualquer substância que seja ingerida pode ser contra-indicada em alguma situação, ou fazer mal, quando usada em em excesso. Por exemplo, água, que é a substância que proporcionalmente está mais presente no corpo, é contra-indicada em insuficiência renal anúrica (onde a pessoa não urina nada) e água demais (por exemplo beber mais de 4 a5 litros de água por dia continuadamente) pode causar lesão renal. Mas cada terapia tem suas peculiaridades e por isso tem contraindicações específicas.

Continua após publicidade

A aplicação das onze principais terapias não convencionais

Acupuntura – É um dos ramos da medicina chinesa, que utiliza agulhas introduzidas em pontos específicos, que ficam em canais virtuais da pele chamados de meridianos. Cada órgão tem um meridiano na pele e estimulando pontos do meridiano, é possível tratar os problemas no órgão. Os estímulos podem também ser feitos por moxa (uma erva queimada sobre os pontos de acupuntura), por ventosa ou sangrando o ponto.

Crianças com menos de dois anos não devem fazer acupuntura e sim uma técnica específica chamada Tui-Na infantil. Em gestantes existem pontos contra-indicados. A acupuntura não deve ser feita em casos de graves lesões na pele.

Fitoterapia – É um termo genérico para designar várias medicinas tradicionais que existem no mundo e usam plantas como principal forma de tratamento. No Brasil encontramos influência dos índios de diversas tribos, dos negros africanos, dos orientais e dos europeus. Plantas são como medicamentos e existem perícia para seu emprego correto. Por isso só um profissional da saúde bem treinado pode prescrever.

Homeopatia – A Homeopatia foi criada no início do séc XIX pelo médico alemão Samuel Hanneman. Ele propôs que se usassem os "semelhantes" (substâncias que causavam sintomas parecidos aos apresentados pelo doente) para tratar doenças, de forma diluída usando um processo desenvolvido por ele chamado dinamização. Hanneman descreveu cerca de 150 medicamentos em seu tempo, mas hoje em dia existem mais de mil medicamentos homeopáticos descritos. A homeopatia só é contra-indicada em pessoas com hiper-sensibilidade aos seus medicamentos e que apresentam reações fortes e descontroladas sempre que os usam, o que é muito raro.

Medicina Antroposófica – Foi criada pelo filósofo suíço Rudolf Steiner, no início do século XX. A antroposofia é uma corrente dissidente da teosofia. Steiner contou com a ajuda da médica holandesa Ita Wegman, criando um sistema de tratamento que entendesse o ser humano, não apenas pelo seu aspecto fisiológico, mas também mental e espiritual. Acreditando que havia uma sabedoria gerada através dos séculos, ele procurou resgatá-la para seus tratamentos. Por isso ela usa homeopatia, fitoterápicos, massagens e tratamentos naturais como banhos.

Medicina Ayurvédica – É a medicina dos Vedas, livros sagrados dos Indus. Milenar, utiliza: respiração, meditação, ervas, massagem, dieta, cirurgias e exercícios para tratar as doenças. Divide as pessoas em três biotipos básicos: Vata, Pita e Khappa que orientam o tratamento, além dos sintomas específicos.

Medicina Ortomolecular – O termo e o conceito da medicina ortomolecular foram criados pelo químico Linus Pauling, ganhador do prêmio nobel. Ela propõe um tratamento mais preventivo e utilizando os conhecimentos sobre vitaminas, aminoácidos, minerais e outras substâncias fisiológicas encontradas no corpo, para buscar uma solução mas saudável e menos intervencionista para as doenças. A medicina ortomolecular em geral é um tratamento caro, sendo esse seu maior limitador.

Iridologia – Foi introduzida pelo médico húngaro Ignaz Von Peczely, no século XIX, após observar mudanças na íris de sua coruja que havia quebrado a asa. A Iridologia é um método de diagnóstico e é apenas empregada para identificar os órgãos onde a pessoa tem fragilidade. Observando-se a localização de manchas ou alterações na íris, segundo a iridologia, é possível dizer qual órgão está doente, usando o mapa feito por Von Peczely

Florais de Bach – A Terapia com Florais de Bach foi criada pelo médico britânico Eduard Bach, no início do século XX, que começou a pesquisar o efeito do orvalho colhido sobre as flores. Ele usou esse orvalho em pacientes psiquiátricos e notou melhoras em vários deles e assim descreveu os florais. Sua aplicação é especialmente no tratamento de sintomas de origem emocional.

Musicoterapia – A Musicoterapia foi criada nos hospitais dos veteranos (EUA), quando médicos e enfermeiras notaram que pacientes feridos em batalha com seqüelas neurológicas, melhoravam mais rapidamente se escutassem música com regularidade. Hoje em dia ela é utilizada em vários outros campos, como psiquiatria, pediatria, etc

Shiatsu – É uma massagem japonesa de origem milenar. No início desse século foi resgatada por Mitsuo Matsunaga, responsável por sua introdução no mundo. O Shiatsu atua através da pressão com os dedos e com a mão sobre os canais e os pontos de acupuntura.

Método Holfing – É uma terapia corporal onde o foco principal é a liberação e relaxamento das fáscias musculares (membranas fibrosas que recobrem os músculos). Criado por Ida Rolf, esse método se tornou mundialmente conhecido na década de 80.