Dicas de feng shui

por Angelo Medina

Vya Estelar – Qual a posição ideal do baguá, a ferramenta básica do Feng Shui?

Continua após publicidade

Roberto Goldkorn – Não uso o ba-guá nem como objeto e nem como diagrama para medir ambientes. Este é o grande traço diferencial entre o Feng Shui tradicional e o Feng Shui que Lin Yun levou para os EUA há 40 anos. O ba-guá foi criado para tornar o Feng Shui mais palátavel.

Vya Estelar – Então qual é a sua referência?

Roberto – Eu uso vários tipos de diagnósticos. O princípio Yin (feminino, redondo, passivo, negativo e molhado e o Yang (masculino, solar, ativo e intelectual).

Vya Estelar – Além dos princípios Yin e Yang, o que mais você utiliza?

Continua após publicidade

Roberto Goldkorn – Utilizo também os geogramas dos elementos. Os chineses usam cinco elementos, Terra, Metal, Madeira, Água e Fogo. Porém, a cultura ocidental também possui seus elementos, antigos e fortes como os dos chineses. Troquei por Terra, Fogo, Água e Ar os quatro elementos da cultura ocidental, considerados formadores da matéria. Eles têm uma hierarquia, uma colocação no ambiente. Embaixo está a Terra e o Fogo, em cima está o Ar e Água. É no equilíbrio desses elementos que a gente deve procurar harmonizar o ambiente.

Exemplo I

Uma casa que tem um jardim no telhado, feito por sementes jogadas por passarinhos. Isto é um mau Feng Shui, porque o telhado da casa é o elemento Ar, em cima, e o jardim é o elemento Terra embaixo. Terra não pode estar acima de Ar.

Continua após publicidade

Exemplo II

A piscina é um elemento água, a piscina abaixo do nível da porta – o nível da terra traz prejuízo financeiro para a família. O elemento mais baixo é a terra, acima vem o fogo, no alto vem o elemento ar e descendo, vem do céu, a água que cai sobre a terra. Ar o mais alto, Água em seguida, Fogo e Terra

A cozinha = Yang

Nela você usa faca, serra, o fogo, objetos pontiagudos, cria e produz alimento.

O quarto de dormir = Yin

Nele você dorme, se recolhe e necessita de silêncio.

A sala de estar = Yang

Porque ela é exterior, é o local onde se recebe pessoas de fora. O Yang é o ambiente do intelectual, da fala, e da televisão.

O banheiro =Yin

É o vilão necessário porque ali você dejeta, põe a sua sujeira para fora. É a água canalizada que desce. No banheiro a água não circula, só vai.

Paredes de água

A água é a fonte de vida. A água numa casa deve circular. Por isso se colocam fontes, aquários e aquelas "paredes de água" como as do programa da Hebe. A água para o Feng Shui é a seiva, o sangue e o dinheiro.

Relativização – O Yang produz e o Yin absorve

Não se deve colocar cores muito Yin na cozinha. Por um outro lado, não se deve fazer o quarto de dormir ficar muito Yang, com vermelho e amarelo, caso contrário, a pessoa não dorme. Então, este processo de relativização do Yin e do Yang, é uma das maneiras de você avaliar o ambiente.

Vya Estelar – Como relativizar os ambientes em termos de Yin e Yang?

Roberto Goldkorn – Um quarto de um adolescente extremamente agressivo é excesso de Yang. Vou procurar tirar do quarto armas, objetos pontiagudos, objetos de metal e coisas vermelhas que são muito Yang. Vou colocar um pouco de azul, almofadas, elementos com água. Este equilíbrio e esta relativização são importantes. Por outro lado, uma menina muito romântica, sensível e dócil com um quarto rosa, cheio de almofadas e babados, deve ser "yaguizado", tirando o excesso de bonecas e almofadas.

Dicas de Feng Shui

Não vá para a cozinha depois de uma briga em família ou forte emoção.

Depois de uma transa, só vá para a cozinha depois de um bom banho e pelo menos uns dez minutos de relaxamento.

Evite comer algo preparado por alguém levemente drogado.

Evite brigar ou repreender o cozinheiro antes de preparar a comida.

Procure cantar enquanto prepara os alimentos.

Não se atreva a preparar a comida com a roupa que chegou da rua. Principalmente se passou por maus momentos.

Nunca fume enquanto cozinha.

Evite cozinhar se estiver sentindo alguma dor

Nunca force uma pessoa que não goste de cozinhar a fazê-lo.

Cozinhe com amor