Cuidar do corpo é o caminho para se amar

Saiba como sentir o prazer de morar na sua ‘casa-corpo’. Para o bem–estar do seu corpo, é preciso aprender a relaxar.

Gostaria de compartilhar com vocês o ensinamento básico do yoga: ‘Ame-se e aceite-se. Ame-se incondicionalmente’.

Continua após publicidade

Embora esta afirmação seja muito simples e clara, a maioria das pessoas não consegue se amar e, portanto, são incapazes de sentir amor pelos outros.

Se você quer sentir amor, precisa começar por amar a si mesmo. Primeiro tem de amar e respeitar seu corpo. Compreender o valor deste corpo. Torná-lo forte através da hatha yoga, de caminhadas, de alimentação saudável e natural, da meditação diária. Este corpo é seu amigo e não se pode ser desleal com um amigo. Você precisa amar e cuidar bem dele, pois é a casa onde você mora.

Como sentir o prazer de morar na sua ‘casa-corpo’

Sinta prazer de morar na sua ‘casa-corpo’ e para isto descubra o que você gosta de fazer para seu corpo ficar flexível, rejuvenescido, energizado, saudável. Não faça exercícios que lhe façam sofrer, porque quem se ama respeita seus próprios limites.

Você pode praticar alongamentos e as posturas da hatha yoga que trazem tantos benefícios. Pode andar diariamente, admirando a  paisagem, a beleza da natureza, se acalmando e se exercitando ao mesmo tempo.  Você pode preferir nadar, fazer hidroginástica, uma musculação leve e orientada, ou qualquer outro exercício que lhe dê prazer e que contribua para a saúde do seu corpo. 

Continua após publicidade

Alimentar-se saudavelmente é um ato de amor a si mesmo. A alimentação saudável é um combustível para o corpo, criando novas células, dando energia e evitando o envelhecimento. É o melhor remédio para muitas doenças e até para preveni-las.

É necessário ter o discernimento de comer o que é benéfico e não apenas o prazeroso que gera doenças e enfraquece o corpo. Compreender que alimentos gordurosos, pesados, com muito açúcar e sem valor nutritivo são apenas vícios que trazem problemas de saúde, de obesidade, minando o bem-estar.

Muitas vezes, a pessoa se empanturra de muita comida e doce apenas por carências internas. Quando você se amar mais, com certeza, vai evitar alimentos que lhe prejudiquem, bebidas alcoólicas, cigarro e outros vícios nocivos, porque você não quer fazer mal a você mesmo. Você entende que merece o melhor. Merece a saúde e a disposição física.

Continua após publicidade

Leia sobre uma boa nutrição. Use o discernimento para se alimentar bem. Siga também sua experiência. Ouça e compreenda seu corpo, pois ele tem muita sabedoria. Seja seu amigo e cuide bem de você!

Além da medicina alopática, é bom também se tratar com acupuntura, homeopatia, fitoterapia, terapia holística. Os resultados das terapias alternativas são surpreendentes e positivos quando você se trata com profissionais especializados.

Para o bem–estar do corpo, precisamos aprender a relaxar para eliminar as tensões que vão se acumulando no corpo e na mente devido às preocupações e desafios da vida. Com o relaxamento e a meditação, você libera as tensões e estresse, diminui a pressão arterial, dissolve as ansiedades. Você se sente mais descansado, mais energizado, mais paciente.

O relaxamento e a meditação são essenciais para o processo curativo, para permitir que energias curativas fluam dentro de nós. Você se ancora interiormente. Sente apaziguamento e apoio interior. Você aprende a viver o momento presente, que é o único momento que existe.  Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.